João Pessoa foi eleita a oitava cidade de praia na colocação dos Top 10 do Prêmio Melhores Destinos 2025/2026, figurando entre uma lista de presença quase majoritária de praias nordestinas. Ainda segundo a “Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo”, publicada em 2025 pela Fecomércio Paraíba, a estada tem rendido boa impressão nos turistas: 98,09% deles pretendem retornar à Grande João Pessoa nas próximas viagens. No sentido de manter essas boas experiências, João Pessoa conta com uma rede de aparelhos de serviços voltados aos turistas.
No caso do Governo do Estado, há as Centrais de Informações Turísticas (CITs), equipamentos de responsabilidade da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Há dois pontos oficiais de atendimento: a CIT Tambaú, que funciona diariamente das 8h às 18h, e a Central localizada no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, com atendimento de segunda a sábado, das 10h às 14h.
As CITs têm papel estratégico na qualificação do atendimento ao visitante, a partir de equipes que orientam sobre principais roteiros urbanos e de natureza, apresentam atrativos culturais e históricos, indicam opções de transporte, hospedagem e gastronomia, além de esclarecerem dúvidas sobre infraestrutura e serviços disponíveis no Destino Paraíba.
Segundo a PBTur, entre as demandas mais frequentes dos turistas, estão orientações sobre transporte público, passeios para as piscinas naturais, mapas de localização, dicas de gastronomia, informações sobre regiões ideais para hospedagem e roteiros do interior do estado.
Além disso, um serviço digital é oferecido para tirar as dúvidas dos visitantes. Trata-se do ZapTur, no Whatsapp, no número (83) 98839-1167. Além dele, há também a Central Móvel de Informações Turísticas, que atende a demandas de turismo em outros municípios e percorre estados vizinhos divulgando os atrativos do estado.
“Oferecer informações completas é uma forma de garantir que os visitantes aproveitem ao máximo as diversas opções turísticas que a Paraíba oferece, desde suas praias paradisíacas até o patrimônio histórico e cultural que o estado preserva”, define a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas.
O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destaca a importância do serviço: “Nosso objetivo é orientar o turista desde a chegada. Os centros oferecem informações claras e atualizadas para que o turista aproveite melhor sua estadia e conheça o que a Paraíba tem de melhor”.
Prefeitura de JP também oferece atendimento
A Prefeitura de João Pessoa conta com quatro aparelhos de serviços aos turistas, chamadas de Centros de Atendimento ao Turista (CATs). Um localizado na praia de Tambaú, em frente ao Largo da Gameleira, com funcionamento das 9h às 17h; outro na Igreja de São Francisco, funcionando das 9h às 16h, e, no domingo, das 9h às 14h, sendo fechado às segundas-feiras; e o CAT Móvel, de quarta a domingo, das 9h às 15h. Além deles, há ainda o CAT Adaptado, em Cabo Branco, que conta com academia, banheiros e chuveiros adaptados, junto com rampas de acesso à areia, tudo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Nesse caso, o funcionamento é diário, das 9h às 17h, e o estabelecimento conta ainda com aulas de natação sempre às 6h.
“A gente fica nesse serviço para oferecer a informação em qualquer horário. Então, geralmente eles querem realmente se localizar na cidade. Locais para comer, locais para sair, locais para visitar, feiras de artesanato, onde eles podem fazer compras de artesanato”, explica Shirley Fernandes, coordenadora dos CATs na Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur-JP), que informa haver de 40 a 50 atendimentos por dia em cada um dos espaços.
Um diferencial é que o CAT Tambaú atualmente conta também com serviços de comercialização. “Ele tem quatro boxes com associações, um de buggy turismo, uma com agentes de turismo, outro com transporte terrestre e outro para náutico. Você está com pessoas que são legalizadas, pode comprar seu pacote de turismo com pessoas com quem você vai ter segurança. Quando você pega um pirata, se acontecer alguma coisa, não vai ter esse suporte. Quando você pega legalizado, se acontecer alguma coisa, como um buggy quebrar, alguma coisa do tipo, eles têm o suporte de ir lá buscar e mandar outro, para que seu passeio não seja atrapalhado”, coloca Fernandes.
Ela indica esperar haver um aumento de 20% a 30% em relação ao ano anterior na vinda de turistas para a cidade agora no período de festas e alta estação. Esse aumento reflete-se em locais com mais concentração de visitantes e são para esses espaços que é direcionado o CAT Móvel. “Geralmente, onde tem o maior fluxo de turistas. Agora que a gente está em alta temporada, tem os locais turísticos que são praticamente paradas obrigatórias. Então, ele fica mais no Farol de Cabo Branco e agora, com a alta demanda turística por causa da decoração de Natal, ele está na no Busto de Tamandaré”.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 7 de dezembro de 2025.
