fomento à cultura

publicado: 21/12/2023 09h04, última modificação: 21/12/2023 09h04
Governador anuncia investimento de R$ 640 mil para o Carnaval do Estado

por André Resende*

A cultura da Paraíba passou a ter uma nova sede. Foi inaugurada, ontem, a nova sede da Secretaria de Cultura da Paraíba (Secult), localizada no bairro do Miramar, em João Pessoa. Na oportunidade, o governador João Azevêdo, assinou convênios no valor total de R$ 640 mil para instituições que promovem o Carnaval popular no estado.

Durante a solenidade de inauguração da nova sede da Secult estiveram presentes representantes da Associação Folia de Rua de João Pessoa, da Liga Carnavalesca de João Pessoa, da Associação Portal do Sol e da Associação Campinense de Escolas de Samba e Troças Carnavalescas. Todas as associações foram contempladas com a assinatura de convênios.

Para o governador João Azevêdo, a inauguração da sede da Secult celebra um ano de muitos investimentos feitos no setor de cultura na Paraíba. “Esse ano foi um ano especial na cultura, com a Lei Paulo Gustavo injetando recursos. Eu sou engenheiro e às vezes tenho uma forma muito pragmática de pensar certas coisas, a gente fala da cultura e a cultura é fundamental, porque alimenta a alma da gente, mas para que a cultura exista é preciso investimento. Não adianta essa coisa de ficar só na filosofia não, porque senão não vai acontecer”, avaliou.

João Azevêdo acrescentou que ao longo de 2023, o governo do estado investiu um volume aproximado de R$ 50 milhões somente no setor cultural. “Se você somar tudo que é investido em estrutura e pessoal, muitos milhões de reais foram colocados na cultura este ano. Nós sabemos como é importante o retorno disso. Aqui a Secretaria de Cultura ganha uma nova casa, ganha um local para continuar sendo o espaço democrático que é hoje a cultura da Paraíba, que dialoga com o mundo”, finalizou o governador.

O secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, comentou que a estrutura, que funcionava anteriormente no Espaço Cultural, cresceu e por isso precisava de um espaço só seu para receber os artistas e promotores da cultura da Paraíba. Para ele, o novo espaço representa a realização de um sonho para todos que militam pela cultura do nosso estado.

“Uma sede própria, um espaço próprio, que estará aberto ao longo de 2024 para receber os artistas, os gestores culturais, enfim, seguir construindo sonhos e perspectivas boas para a política cultural. Aqui nós temos um ambiente para reuniões, com gestores, com artistas, com organizações, movimentos sociais. A nossa perspectiva é que no primeiro trimestre a gente inaugure um estúdio fonográfico, talvez seja audiovisual, vai depender do projeto, mas a ideia é que a Secult também possa passar a produzir conteúdo, em parceria com a EPC, com a Rádio Tabajara, com a Rádio Paraíba”, comentou.

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, também esteve presente na solenidade representando o prefeito Cícero Lucena, e destacou que a nova estrutura é um agente para fortalecer a cultura do estado, além de reforçar um trabalho conjunto que o governo estadual tem consolidado com a gestão municipal da capital paraibana.

“Nós sabemos que essa casa não vai ser só para João Pessoa, a gente sabe que é para todo o estado da Paraíba e João Pessoa a gente costuma dizer que é a mãe, a nossa capital, de todos os paraibanos, todos são mais do que bem-vindos. É um dia especial, parabenizo toda a equipe do governo que preparou essa bela festa, a casa ficou belíssima, eu tenho certeza que vai abraçar a cultura como ela realmente merece”, declarou.

Parceria

Os representantes das associações ligadas ao Carnaval na Paraíba que estiveram presentes na solenidade de inauguração celebraram o investimento feito pelo governo que, quando somado, supera a ordem de R$ 600 mil. O presidente da Associação Folia de Rua de João Pessoa, Sérgio Nóbrega, celebrou o recurso repassado pela gestão estadual, destacando que a iniciativa vai permitir a realização dos festejos no próximo ano.

“Folha de Rua é muito grato nessa parceria com o Governo do Estado, com a Secult. Esse investimento fortalece ainda mais nosso Carnaval. A gente sabe que esse ‘PIB cultural’ que é o Folha de Rua, é imenso. Ele transita não só em João Pessoa, mas no interior, no Brasil. Fortalece nossos artistas locais, as nossas atrações, fortalece o turismo, nossa economia criativa. Toda uma cadeia ganha”, explicou.

Pedro Cândido, presidente da Liga Carnavalesca de João Pessoa, agradeceu o incentivo e destacou que o recurso “é um grande passo para conseguir realizar o Carnaval Tradição da capital, para fazer melhor”. E arrematou decretando que “é como a gente diz por aqui: João Pessoa tem Carnaval”.

Agremiação

Lista das associações contempladas com os recursos

• Associação Folia de Rua de João Pessoa - R$ 250 mil
  • Liga Carnavalesca de João Pessoa - R$ 250 mil
  • Associação Portal do Sol (Bloco Muriçocas do Miramar) - R$ 80 mil
  • Associação Campinense de Escolas de Samba e Troças Carnavalescas - R$ 60 mil

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 21 de dezembro de 2023.