Notícias

Homenagem

Jornalista Naná Garcez vai receber, no mês de junho, título de cidadã paraibana na ALPB

publicado: 05/04/2024 09h06, última modificação: 05/04/2024 09h06
cinco_anos_de_epc-naná_garcez-foto-edson_matos--(17).jpg

Naná Garcez iniciou sua trajetória no Jornal A União | Foto: Edson Matos

por Paulo Correia*

O Diário Oficial do Estado publicou, ontem, a lei que concede à jornalista Naná Garcez de Castro Dória, atual presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), o título de cidadã paraibana. A honraria é destinada a pessoas nascidas fora do estado e que tenham contribuído para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade paraibana. A solenidade de entrega está agendada para o dia 3 de junho, às 15h, na Assembleia Legislativa da Paraíba.

O projeto foi proposto pelo deputado estadual Hervásio Bezerra, que destacou como foi o processo de indicação da jornalista, além de sua contribuição à imprensa paraibana. “Essa comenda, na hora que eu apresentei, tivemos dois pedidos de subscrição, do presidente da casa, deputado Adriano [Galdino] e, também, do deputado Branco Mendes. Ambos conhecem, assim como eu, a trajetória de Naná militando na imprensa. Sem dúvidas, uma propositura de muita justiça, por tudo que ela fez e faz para todo o povo paraibano, militando há tantos anos na nossa imprensa”, ressaltou.

Segundo Naná, a comenda veio com muita surpresa e satisfação, devido ao reconhecimento dos trabalhos prestados ao longo de sua carreira na comunicação paraibana. “Eu nunca pensei em título de cidadania porque eu estou tão integrada à vida, ao dia a dia. Aí termina sendo muito honroso, um reconhecimento da minha convivência aqui no estado, trabalhando muito e sempre na área de comunicação, ora como repórter, ora como editora”.

A jornalista ainda falou sobre a honra em receber o título e lembrou-se da felicidade de seus familiares. “Eu diria surpresa com a boa repercussão, porque foi algo inesperado. Mas eu só posso me sentir muito honrada.  Eu sei que meus filhos ficaram muito felizes por mim, e Agnaldo [Almeida, marido da jornalista, morto em fevereiro deste ano] também. Na concepção dele, era uma coisa boa, e meus filhos também ficaram muito honrados”.

Natural de Aracaju (SE), Naná é formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem uma carreira de 45 anos no jornalismo. Como repórter, iniciou sua trajetória no Jornal A União, mas também trabalhou na TV Cabo Branco. Foi editora de programa na TV Tambaú, redatora da Secretaria de Comunicação Social, assessora de imprensa das secretarias das Finanças, do Planejamento, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e gerente de Comunicação e Marketing da CBTU/Paraíba, assim como fundadora da empresa SuperMidia Comunicação, onde desenvolveu revistas e jornais, entre eles a revista Edificar, que tratava sobre arquitetura, construção e negócios, e também a Revista do Fisco, da Associação dos Auditores Fiscais da Paraíba (Afrafep), dentre outras. Além disso, possui especialização em Redação Jornalística, pelo Centro de Ensino e Pesquisa, da Universidade Potiguar (UnP). Atualmente, é presidente da EPC, complexo de comunicação do estado que reúne o Jornal A União, a Rádio Tabajara, Gráfica e Editora A União, além da publicação do Diário Oficial.

 *Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 05 de abril de 2024.