Notícias

envelhecimento e democracia

JP sedia a 6ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa

publicado: 19/09/2025 08h27, última modificação: 19/09/2025 08h27
Evento do Governo da PB discute urgência por equidade, direitos e participação
mail.jpg

Conferência, que vai escolher delegados para o evento nacional, acontece em um hotel da capital | Foto: Divulgação/Secom-PB

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a Paraíba realiza, desde quarta-feira (17), a 6ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa, que acontece no auditório do Hotel Manaíra, em João Pessoa.

O evento é uma realização do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDPI-PB), que reafirma seu compromisso com os direitos das pessoas idosas e com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa.

A conferência, mais do que um evento institucional, é um espaço de escuta, de construção coletiva e de participação cidadã. É um convite para que cada um — seja pessoa idosa, representante da sociedade civil, conselheiro ou gestor público — compartilhe experiências, contribua com propostas e fortaleça o compromisso com um envelhecimento digno, ativo e com qualidade de vida.

Nestes dois dias, os participantes estão tendo a oportunidade de aprofundar reflexões, debater propostas e eleger delegados que representarão a Paraíba na Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, no período de 16 a 19 de dezembro próximo. As discussões estão se dando com base em cinco eixos temáticos que abrangem desde o financiamento das políticas públicas até o fortalecimento dos conselhos de direitos, passando pela proteção integral à vida, ao enfrentamento da violência e à valorização da participação ativa da pessoa idosa na vida comunitária.

A chefe de Gabinete da Sedh, Mikaele Batista, que representou a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, falou da importância de a Paraíba realizar sua 6a Conferência da Pessoa Idosa e explicou como é seu funcionamento: “É o momento que podemos reunir profissionais, técnicos, a sociedade civil dos municípios, para discutir e dialogar sobre as políticas voltadas às pessoas idosas. E as deliberações tiradas aqui serão levadas à Conferência Nacional, em Brasília, para se tornarem políticas públicas efetivas e eficientes na vida das pessoas que mais precisam, que é o público idoso”.

O secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre Silva, afirmou que a Conferência Estadual da Pessoa Idosa na Paraíba é de fato um passo muito importante para se ter cada vez mais a representatividade e a potência da diversidade do Nordeste, influenciando as políticas e os programas nacionais voltados para a pessoa idosa. “Então, com muita alegria, parabenizo a todas as pessoas envolvidas nesse evento, nessa conferência que já é parte da Conferência Nacional do Direito da Pessoa Idosa”.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de setembro de 2025.