O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), assinou, nesta semana, dois contratos referentes ao processo de construção de cisternas em 16 municípios, por meio do Programa Cisternas, que é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com contrapartida estadual. Trata-se de um investimento total de R$ 21 milhões, que, em breve, contemplará mais nove cidades paraibanas, no mesmo edital.
Somente nessas 16 cidades, serão construídas 2.142 cisternas de primeira água, ou seja, exclusivas para o consumo humano; e mais 143 cisternas de segunda água, destinadas para uso do trabalho no campo — e apenas para algumas famílias que já têm as cisternas de primeira água.
Na ocasião da assinatura dos contratos, estiveram presentes a secretária da Sedh, Pollyanna Werton; os representantes legais das duas entidades contratadas para a construção das cisternas nos 16 municípios — o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aparecida (STR Aparecida) e a Ação Social Diocesana de Patos (ASDP); a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedh e também coordenadora do Programa Cisternas na Paraíba, Luciana Leal, além dos técnicos de campo que acompanham todas as etapas do processo.
A secretária Pollyanna Werton ressaltou para as entidades contratadas a importância do convênio e a necessidade de comprometimento de todos os envolvidos. “Não é só um papel que a gente assina, ou uma obra fria de cal e cimento, mas é a dignidade, o direito do acesso à água, que transforma a vida das pessoas que não tinham água e passam a receber e a ter autonomia. E isso ajuda a quebrar o ciclo da pobreza. O que foi feito até agora deixou as famílias bem mais felizes e eu quero preservar essa marca das instituições que conseguiram ganhar o processo. Nossa equipe vai para cima, para olhar os erros. O nosso departamento de Segurança Alimentar e Nutricional tem que fiscalizar as obras”, frisou.
O representante da ASDP, padre João Saturnino de Oliveira, destacou a formação disponibilizada aos beneficiários. “Essa formação básica de como cuidar da cisterna, da água e do seu próprio quintal vai ampliando para outros conhecimentos que são necessários. O processo de construção da cisterna, além de trazer benefício hídrico, traz também um processo de libertação das pessoas, as quais se sentem valorizadas”, apontou.
Ruan Dantas, do STR Aparecida, lembrou que o território paraibano ainda tem muita escassez hídrica. “Existem algumas pessoas com bastante dificuldade de ter acesso à água, para beber, cozinhar e até para as suas necessidades fisiológicas. Então, esse é um programa de grande força, que, com certeza, melhora a vida das pessoas”, celebrou.
Já a coordenadora do Programa explicou os próximos passos que serão trilhados. “Este é o Edital no 02/2024, contemplando quatro lotes, sendo o convênio todo de R$ 21 milhões. Hoje, assinamos contrato com duas das entidades [uma conseguiu dois lotes e outra um lote] e será aberta uma nova chamada pública para o quarto lote. E tudo é alinhado em consonância com o Governo Federal, o Estadual e as entidades, para cada um saber o seu papel”, detalhou Luciana.
“Agora, os contratos já assinados serão publicados e a gente vai receber do MDS a lista das famílias que receberão cada tecnologia, seja de primeira ou de segunda água. E aí vai começar o processo de construção das cisternas, no qual as entidades contratadas farão a articulação em cada município, juntamente com as comissões que serão formadas”, finalizou.
O Programa Cisternas na Paraíba, executado pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, visa garantir o acesso à água para famílias de baixa renda em áreas rurais, por meio da construção de cisternas para captação e armazenamento de água da chuva. A iniciativa é uma política pública essencial para o Semiárido, com participação comunitária em todas as etapas, desde a mobilização até a construção e manutenção das tecnologias sociais. Nesse processo, além dos reservatórios, as famílias beneficiadas recebem formação sobre seu uso e manutenção.
Confira os municípios contemplados:
- Cajazeirinhas
- São Bentinho
- Vista Serrana
- Malta
- Condado
- Pombal
- Bonito de Santa Fé
- Brejo do Cruz
- São José do Brejo do Cruz
- Lagoa
- Riacho dos Cavalos
- Areia de Baraúnas
- Emas
- Mãe d’Água
- Manaíra
- Santa Luzia
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 2 de julho de 2025.