Notícias

Na UFPB

Mudança climática da Paraíba é discutida em painel

publicado: 06/12/2023 08h37, última modificação: 06/12/2023 08h37
Temas abordam vulnerabilidade, migração e governança do meio ambiente
2023.12.05_painel paraibano sobre mudanças climaticas © roberto guedes (133).jpg

Estudos das implicações e riscos futuros do clima são apresentados no II Painel de Mudanças Climáticas, na UFPB - Foto: Roberto Guedes

por André Resende*

Com a proposta de trazer um grande encontro de conhecimento sobre o clima na Paraíba e a partir disto aperfeiçoar as ações públicas, foi iniciada na noite de ontem o II Painel de Mudanças Climáticas. O evento, que está sendo realizado no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) prevê palestras hoje e amanhã com temas que abordam a vulnerabilidade, impacto, migração, adaptação, governança e justiça climática.

O tema desta edição é “A consciência pelo Conhecimento”. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). O objetivo é fornecer, aos formuladores de políticas, avaliações científicas regulares sobre alterações do clima (implicações e riscos futuros) bem como discutir essa temática com a população para propor opções de adaptação e mitigação

A coordenadora do Painel de Mudanças Climáticas, Simone Porfírio, técnica da Secties, explicou que é uma oportunidade singular para que as próprias secretarias que compõem o governo trazerem soluções ajustadas ao cenário de mudança do clima. “Ao todo temos 26 instituições vinculadas ao evento, inclusive pela primeira vez teremos o Ministério Público Federal que pediu para participar, todas elas vão trazer assuntos, estudos, que vão acrescentar ao debate climático no nosso estado”, comentou.

Ainda de acordo com Simone Porfírio, o evento também vai permitir, por exemplo, que as instituições de ensino e pesquisa apresentem os levantamentos feitos acerca do solo, da desertificação do estado, sobretudo na Caatinga, uma vez que estudos anteriores indicam uma degradação do bioma em decorrência do aquecimento do planeta Terra.

“Trazer nessa problemática aqui, outros podem ter conhecimento e começar a pesquisar sobre isso. Algumas já estão, como a própria Embrapa, que está com um projeto belíssimo chamado Agricultura de Baixo Carbono, o ABC”, explicou. O secretário executivo de Mudanças Climáticas da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Denis Morais, reforçou o compromisso do governo em investir e se preocupar com o impacto do clima sobre as formas de produção do nosso estado.

“Política é orçamento, e só de haver uma preocupação em destinar um orçamento para questão da mudança climática, para lidar melhor com o meio ambiente, é uma forma de mostrar compromisso com o futuro e com o presente do nosso estado”, comentou.

Na programação estão previstas palestras de várias entidades, como UFPB, UEPB, Empaer, Plano Nordeste Potência, OAB, Insa, Aesa, Cagepa, IFPB, UFCG, Embrapa, Agevisa e Procase. Ainda de acordo com o documento divulgado pela organização do II Painel de Mudanças Climáticas da Paraíba está prevista também uma reunião do Fórum Paraíba na quarta-feira e uma outra reunião para avaliação do evento.

Robson Barbosa, secretário executivo de Estado de Energia, adiantou que o Estado tem feito investimentos para melhorar a energia renovável no Estado. De acordo com Robson Barbosa, existe uma projeção para que dentro de três anos o nosso estado utilize em seu consumo cerca de 95% de energia de matrizes renováveis. “Iremos em breve lançar uma parceria público-privada para que todos os prédios públicos utilizem energia elétrica provenientes de usinas solares.

“Também estamos trabalhando para lançar nosso Programa de Hidrogênio Verde da Paraíba. Recentemente lançamos nosso Atlas Solarimétrico. Estamos empenhados em fazer um grande trabalho de transição energética no nosso estado”, concluiu o secretário.

Programação

Quarta-feira

  • 8h - Credenciamento Coffee Break
  • 9h - Palestra - UFPB
  • 10h - Palestra - UEPB
  • 11h - Palestra - Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER) e Plano Nordeste Potência
  • 12h - Intervalo para almoço
  • 14h - Palestra - Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Instituto Nacional do Semiárido (INSA)
  • 15h - Coffee Break
  • 15h30 - Palestra - Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) e Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (CAGEPA)
  • 16h30 - Reunião do Fórum-PB

Quinta-feira

  • 8h - Credenciamento Coffee Break
  • 9h - Palestra - IFPB
  • 10h - Palestra - UFCG
  • 11h - Palestra - - EMPRAPII ( CEEI/UFCG) e EMBRAPII (CEAR/UFPB)
  • 12h - Intervalo para almoço
  • 14h - Palestra - Embrapa e Agevisa
  • 15h - Coffee Break
  • 15h30 - Palestra - Procase
  • 16h30 - Avaliação do Evento (Encerramento)

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 06 de dezembro de 2023.