O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), vinculado ao Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, prevê a realização de 2.574 atendimentos durante seu próximo mutirão de serviços especializados, que será promovido no sábado (13). Segundo a unidade, o número representa um aumento de mais de 160% em relação ao mutirão anterior, feito em setembro.
Em parceria com o programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, a iniciativa faz parte do Dia E, ocorrendo simultaneamente nos 45 hospitais geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no país.
De acordo com o superintendente do HULW, Alexandre Medeiros, a nova edição marca uma expansão significativa na cobertura de procedimentos, quando comparada ao mutirão anterior — que registrou 961 atendimentos (sendo 847 exames, 79 consultas e 35 cirurgias). “Com os 2.574 procedimentos planejados, a ação consolida-se como a maior mobilização assistencial de 2025, reforçando o compromisso da Ebserh em ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e reduzir filas de espera em áreas estratégicas”, ressalta.
Os 2.574 atendimentos serão para pacientes que aguardam na fila da regulação, contemplando 90 cirurgias, 278 consultas especializadas e 2.206 exames, entre laboratoriais e de diagnóstico por imagem.
Câncer de pele
As consultas dermatológicas serão o único serviço ofertado pelo Dia E por demanda espontânea, dispensando agendamento prévio. A ação gratuita tem o objetivo de realizar o diagnóstico precoce e dar encaminhamento aos casos de câncer de pele, se confirmados. Pacientes que possuem lesões suspeitas, histórico familiar ou muitas pintas podem participar da ação, que acontecerá no Ambulatório de Dermatologia do HULW, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O atendimento será feito com a distribuição de 100 fichas.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 9 de dezembro de 2025.