A participação da Paraíba na Abav Expo 2025, maior feira de turismo da América Latina, realizada no Rio de Janeiro, foi marcada pela força da cultura e da gastronomia. Durante os três dias de evento, na última semana, o estande do Governo da Paraíba atraiu a atenção de agentes, operadoras e profissionais do setor, com experiências que traduziram a essência da identidade paraibana, combinando sabor, música e hospitalidade.
As ativações gastronômicas foram um dos grandes atrativos, com degustações de pratos típicos e da tradicional cachaça paraibana, que conquistou o público e os parceiros comerciais. Além da culinária, o grupo folclórico do Sesc levou alegria e ritmo ao espaço da Paraíba, com apresentações que celebraram a riqueza das tradições nordestinas e encantaram os visitantes.
Segundo Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), o novo posicionamento tem fortalecido a presença da Paraíba junto às operadoras, evidenciando o potencial do estado como destino que reúne litoral, interior e turismo de eventos. “A articulação entre o setor público e o trade tem garantido maior visibilidade e ampliado as oportunidades de negócios”, destacou.
A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, avaliou de forma positiva a participação do estado. Para ela, a feira consolidou o trabalho de promoção desenvolvido nos últimos anos. “Nosso objetivo é mostrar que a Paraíba é um destino completo, autêntico e competitivo. O reposicionamento da marca vem reforçando a imagem do estado e abrindo novas portas junto às operadoras e agentes de viagem”, afirmou.
Com a presença de representantes da Setde, da PBTur, de secretarias municipais, dos membros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e da Instância de Governança Regional (IGR) do Curimataú, a Paraíba encerrou sua participação na Abav Expo fortalecendo parcerias, ampliando conexões e reafirmando seu compromisso em promover o turismo como instrumento de desenvolvimento sustentável e valorização cultural.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de Outubro de 2025.