relacionados ao trabalho

Paraíba é o 3º do Nordeste em casos de transtornos mentais

publicado: 14/09/2023 08h55, última modificação: 14/09/2023 08h55
Síndrome de Burnout, pânico, depressão e ansiedade estão entre as doenças
WhatsApp Image 2023-09-13 at 18.16.41 (1).jpeg

Fórum Regional de Saúde Mental e Trabalho aconteceu em Patos e discutiu as notificações no ambiente laboral - Foto: Secom-PB

por Lusângela Azevêdo*

No Brasil, anualmente, milhares de trabalhadores são afastados por questões de saúde mental. Na Paraíba, os dados também preocupam o Ministério Público do Trabalho (MPT-PB), principalmente após o cenário da pandemia da Covid-19. Segundo a instituição, na Paraíba em 2022 (cenário pós-pandêmico) o número de trabalhadores com transtornos mentais relacionados ao trabalho saltou dos 52 casos registrados em 2019 para 104 em 2022, um aumento de 100%. Colocando o Estado como o 3o do Nordeste com o maior número de casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho notificados em 2022, atrás somente da Bahia (com 229 casos) e Alagoas (128).

Como forma de prevenir a saúde mental e combater aos vários tipos de assédio sofridos no trabalho e a outras situações que levam ao adoecimento no ambiente laboral, o MPT-PB realizou, ontem, no Auditório do Ministério Público Estadual (MPPB ) em Patos, no Sertão, o 1º Fórum Regional de Saúde Mental e Trabalho. O evento abriu a programação da campanha “Setembro Amarelo – Ouvir é Acolher,” que será realizada pela instituição durante todo este mês.

A procuradora-chefe do MPT-PB, Andressa Coutinho, enfatizou que a campanha tem por objetivo de informar e conscientizar trabalhadores, empresas, gestores públicos e a sociedade em geral sobre a importância de um meio ambiente de trabalho saudável para o bem-estar de todos e a garantia de uma sociedade menos adoecida.

“O adoecimento mental no ambiente de trabalho, é um cenário que lamentavelmente pode levar um trabalhador a quadros de ansiedade, pânico, depressão e “Síndrome de Burnout”, conhecida como síndrome do esgotamento profissional e até mesmo ao suicídio,” ressaltou.

A diretora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), de Patos, Giglielli Modesto, sublinhou a oportunidade significativa de abordar a saúde mental no contexto laboral, considerando que os transtornos mentais associados ao trabalho têm se agravado, especialmente neste período pós-pandemia.

“Os transtornos mentais relacionados ao trabalho veem se desenvolvendo ao longo dos anos, principalmente agora após a pandemia. Os trabalhadores estão muitos ansiosos, muitos cansados, muitos estressados, muito atarefados e isso sobre cai sobre o trabalho, sobre a saúde e sobre a vida desse trabalhador,” frisou.

O encontro, que teve a parceria do Cerest e contou com a participação da procuradora chefe do MPT-PB, Andressa Ribeiro Coutinho, do secretário Municipal de Saúde de Patos, Leônidas Medeiros, do vice-prefeito Jacob Souto, da presidente da Câmara de Vereadores de Patos, Tide Eduardo, da diretora do Fórum, a juíza Joscileide Lira, do gerente do 6º. Núcleo de Saúde em Patos, Zeca, além de profissionais da educação municipal, e entre outras relevantes representações.

Dentro da programação, da campanha “Setembro Amarelo – Ouvir é Acolher,” o MPT realizará ainda eventos em João Pessoa e Campina Grande.
As denúncias podem ser feitas no site do MPT na Paraíba, no link www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias, no portal nacional do MPT (www.mpt.mp.br), pelo aplicativo MPT Pardal. Na Paraíba, o MPT também recebe denúncias pelo WhatsApp (83- 3612-3128).

Em João Pessoa o evento será realizado amanhã com uma Roda de Conversa sobre Saúde Mental – “Como identificar, prevenir e enfrentar o assédio no trabalho”, no Auditório do Hospital Clementino Fraga.

No dia 21 de setembro haverá uma nova Roda de Conversa sobre Saúde Mental na Secretaria Estadual de Saúde. No dia 18 será a vez de Campina Grande que realizará o 1º Fórum Regional de Saúde Mental e Trabalho, no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP). Nos dias 19 a 22 de setembro o Pit Stop em empresas de Campina Grande sobre Saúde Mental e Assédio no Trabalho.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 14 de setembro de 2023.