As ações realizadas pelo Governo da Paraíba que vêm modernizando a gestão, conectando unidades e qualificando o cuidado prestado à população estão ganhando destaque nacional, reforçando o papel do estado na transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, a Paraíba sedia a 2a Oficina Presencial da Etapa Estadual do Projeto de Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi). O evento, que segue até amanhã, está sendo realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A 2a Oficina da RNDS integra uma série de encontros regionais realizados em diversos estados do país, com o objetivo de fortalecer a federalização e a integração dos dados de saúde no âmbito do SUS. Além da SES-PB e da Seidigi, a iniciativa conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Haoc).
A escolha da Paraíba para sediar essa etapa reflete o avanço do estado na consolidação da Rede Nacional de Dados em Saúde, que conecta profissionais, unidades e gestores em uma mesma plataforma digital. Hoje, a Paraíba destaca-se por ter 100% dos 223 municípios integrados à RNDS, garantindo que informações clínicas possam ser acessadas de forma segura e padronizada em qualquer ponto da rede pública de saúde.
O representante do Ministério da Saúde, Josélio Emar de Araújo Queiroz, ressaltou o papel da Paraíba como exemplo de cooperação e eficiência na transformação digital do SUS. “A Paraíba é pioneira e tem trabalhado de forma gigante e colaborativa com os demais estados na transformação da saúde digital. Podemos dizer que o estado é um polo importante do que tem sido feito no Brasil. Esta oficina trabalha os eixos institucionais, de governança, informática e comunicação, trazendo dados e informações de saúde para melhorar a continuidade do cuidado e apoiar a tomada de decisão”, afirmou.
Entre os avanços mais recentes, o estado também atingiu 95% de implantação do prontuário eletrônico do e-SUS APS, consolidando-se como líder nacional nesse indicador, segundo o Ministério da Saúde. O feito é resultado do investimento na estruturação do Núcleo Estadual de Saúde Digital e na capacitação das equipes municipais, o que possibilitou integrar as informações dos usuários e fortalecer a gestão baseada em dados.
Para o secretário-executivo de Gestão da Rede de Saúde da Paraíba, Patrick Almeida, sediar a oficina é um reconhecimento da trajetória do estado na digitalização da saúde pública. “É um grande orgulho para a nossa Paraíba. Estamos recebendo a segunda oficina nacional da Federalização dos Dados da Rede Nacional de Dados em Saúde. O intuito dessa reunião, que une os 27 estados da federação, é discutir estratégias de saúde digital no contexto do SUS. A intenção é fazer com que as nossas decisões sejam baseadas em dados e evidências, e que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e moderna. É a tecnologia a serviço da nossa população”, declarou.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de Outubro de 2025.