A paraibana Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil (BB), foi incluída novamente na lista das 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo, divulgada pela revista americana Forbes em 2025, ocupando a 18a posição. A lista anual foi publicada ontem.
Medeiros é a única brasileira no ranking deste ano e figura na lista pelo terceiro ano consecutivo, mantendo a colocação obtida em 2024 após estrear em edições anteriores em posições mais baixas.
A Forbes seleciona líderes em diferentes setores globais — incluindo política, finanças, tecnologia, artes e economia — a partir de critérios como dinheiro, visibilidade na mídia, impacto e esferas de influência. As 100 mulheres listadas são consideradas responsáveis por decisões que moldam grandes segmentos econômicos e sociais no mundo.
A revista destaca a trajetória de Medeiros à frente do Banco do Brasil, ressaltando que ela se tornou a primeira mulher a comandar a instituição em mais de dois séculos de história após assumir a presidência, em janeiro de 2023.
Segundo a Forbes, sua atuação inclui ênfase em pautas ambientais e investimentos voltados à sustentabilidade, aspectos que contribuíram para a visibilidade internacional da executiva.
O banco que Medeiros lidera é uma das maiores instituições financeiras da América Latina, e sua posição na lista a coloca à frente de líderes culturais e empresariais globais.
Trajetória profissional
Tarciana Paula Gomes Medeiros nasceu em 12 de novembro de 1978, em Campina Grande. Antes de iniciar a carreira no setor financeiro, trabalhou como feirante na infância e adolescência e posteriormente como professora.
Em 2000, após ser aprovada em concurso público, ingressou no Banco do Brasil. Ao longo de mais de duas décadas no banco, ocupou diversos cargos de gestão, atuando em agências e superintendências nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, com foco em relacionamento com clientes e operações de varejo.
Ao longo de sua carreira no BB, Medeiros passou por posições de liderança na área de seguros e produtos financeiros, incluindo a Superintendência Comercial da BB Seguros e a Diretoria de Soluções em Empréstimos e Financiamentos. Nos anos recentes, exerceu funções executivas relacionadas ao ciclo de relacionamento com clientes pessoa física e micro e pequenas empresas, com responsabilidade por áreas estratégicas como B-Commerce.
Em janeiro de 2023, foi nomeada presidente do Banco do Brasil, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse cargo na história bicentenária da instituição. A nomeação representou um marco institucional e ampliou sua visibilidade no cenário financeiro global.
Medeiros é formada em Administração de Empresas e possui pós-graduação em Administração, Negócios e Marketing e em Liderança, Inovação e Gestão.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de dezembro de 2025.