Os dados mais recentes do Censo Escolar da Educação Básica, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que a Paraíba segue avançando na oferta de ensino em tempo integral. Em 2024, o estado seguiu superando a média nacional tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio, consolidando-se como referência entre as unidades da Federação no cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
De acordo com o levantamento, no Ensino Médio, a Paraíba atingiu 52% de matrículas em tempo integral na rede estadual, enquanto a média do país é de 24,2%. O estado, que atualmente conta com 306 escolas em tempo integral, figura, conforme os dados apresentados, no 4o lugar nacional no quantitativo de matrículas do segmento. Quando observados os dados da rede pública no geral, reunindo estados e Federação, a Paraíba sobe para 3o lugar em matrículas em tempo integral no Ensino Médio.
No Ensino Fundamental, 22,5% dos alunos da rede pública paraibana estão matriculados em tempo integral, índice superior à média nacional, que ficou em 19,1%. O destaque ganha ainda mais relevância considerando que o Ensino Fundamental é a etapa com o maior número de estudantes em toda a Educação Básica, o que demonstra a eficácia das políticas públicas do Governo Estadual no âmbito da Educação com o firmamento de convênios com municípios, que só em 2024 foram 113, pactuando, assim, mais de R$ 60,7 milhões voltados para construções, reformas e aquisição de materiais e mobiliários para escolas das redes municipais.
E, na Educação infantil, os dados também revelam um desempenho expressivo, principalmente nas creches. Em 2024, 57,4% das crianças matriculadas nessa etapa estavam em tempo integral. Mais uma vez, os dados revelam a interferência de políticas públicas estaduais, a exemplo do Paraíba Primeira Infância, que universalizou as creches no estado paraibano, com a pactuação de 213 creches para 213 municípios que aderiram ao programa.
Diminuição da evasão
Além do destaque nas matrículas em tempo integral, a Paraíba também comemora, com os dados divulgados, a redução em 0,2% da evasão e do abandono escolar, o que pode ser atribuído diretamente às políticas de permanência na escola, como o Primeira Chance para estudantes da 3a série do Ensino Médio, oportunidade de intercâmbio em países da América Latina, Europa e Ásia com o Conexão Mundo, incentivo ao empreendedorismo com o Ouse Criar, e incentivos ao ingresso na universidade com programas voltados para o Enem, como o Se Liga no Enem e Desafio Nota 1000.
Vale salientar ainda que, apenas em 2024, foram entregues 20 novos prédios, complexos educacionais completamente reformados, ampliados e climatizados, o que favorece e influencia diretamente a permanência do estudante na rede.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de abril de 2025.