Notícias

tecnologia

PB supera média nacional em conectividade escolar

publicado: 06/01/2026 08h28, última modificação: 06/01/2026 08h28
Estado acelera a busca por soluções na sala de aula, com destaque para telas interativas

A transformação digital nas escolas paraibanas avança em ritmo acelerado. Dados oficiais do programa federal Escolas Conectadas mostram que a Paraíba apresentou 66,36% das 3.737 escolas de Educação Básica conectadas à internet (2.480 unidades), índice acima da média nacional registrada no mesmo levantamento (59,65%).

O cenário de conectividade, somado ao aumento de investimentos em inovação educacional no estado, vem acelerando a busca por soluções que façam diferença dentro da sala de aula, com destaque para as telas interativas.

A tecnologia integra recursos de projeção, computador e lousa digital em um único equipamento e amplia a participação dos estudantes.

A iniciativa tem sido implementada com mais intensidade nas escolas particulares, mas algumas instituições da rede pública já estão utilizando.

O Governo do Estado, inclusive, anunciou que, por meio do programa Amanhã Digital, pretende investir, nos próximos meses, cerca de R$ 200 milhões em estruturas maker, que inclui itens como: impressoras 3D, máquinas de corte a laser e telas interativas de 75 polegadas, entre outros. 

Aprendizagem

A modernização pedagógica e uso de experiências de aprendizagem mais envolventes são cada vez mais comuns. Nesse contexto, a empresa paraibana de soluções tecnológicas Zênite Tech, vem registrando aumento da procura por parte de escolas e faculdades. “Registramos um aumento de 300% na busca por tecnologias para educação em relação a 2024. Para 2026, as perspectivas são ainda melhores”, afirma Ricardo Leão, sócio-diretor da empresa.

Segundo ele, só em 2025, a empresa viabilizou a adoção de telas interativas em instituições como: Fesp Faculdades, Escola Codevilla, Colégio Século, Colégio Executivo, além de escolas da rede pública municipal de Cacimbas (Sertão paraibano). “O que antes exigia projetor, computador e várias adaptações, hoje está integrado em um único equipamento. A tela interativa torna a aula mais participativa e contribui para o desempenho”, complementa Ricardo Leão.

Gestores escolares

A tecnologia tem se consolidado como aliada do planejamento pedagógico e das metodologias ativas, ampliando a interação, a colaboração e o protagonismo do aluno. “As telas interativas ampliam o engajamento dos nossos estudantes, favorecem metodologias ativas e tornam o aprendizado mais significativo, colaborativo e contextualizado”, afirma Bruno Pontes da Costa, diretor pedagógico do Colégio Século, em João Pessoa.

“O aluno deixa de ser apenas um espectador e passa a ser protagonista do próprio processo educativo”, complementa o gestor, que destaca, ainda, que o fortalecimento da infraestrutura digital torna o investimento mais assertivo, com ganhos de tempo e otimização de recursos no cotidiano da escola.

Com recursos integrados para exibição de conteúdos, as telas interativas permitem que o professor possa escrever, interagir com materiais didáticos e apoiar atividades colaborativas, reduzindo dependência de projetores e múltiplos dispositivos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 06 de janeiro de 2026.