Notícias

no centro histórico

Prédio do antigo Ipase será restaurado em JP

publicado: 19/09/2025 08h28, última modificação: 19/09/2025 08h28

A Prefeitura de João Pessoa assinou com a Caixa Econômica Federal, ontem, o contrato que vai permitir a restauração do prédio do antigo Ipase (Residencial Antônio Júnior), no Ponto de Cem Réis, no Centro Histórico de João Pessoa. De acordo com o projeto, que segue a modalidade Retrofit — linha de crédito desenvolvida especialmente para quem deseja transformar edificações já existentes em novos empreendimentos habitacionais —, o imóvel terá 50 unidades de moradia, além de lojas comerciais no andar térreo. O investimento será de R$ 29 milhões.

A assinatura ocorreu durante o 72o Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que acontece até hoje, no Intermares Hall, em Cabedelo. Socorro Gadelha, secretária de Habitação do município, representou a prefeitura. Também estiveram presentes o superintendente da Caixa, Matheus Grisi; Warwick Cartaxo, do setor de Habitação do banco; além de representantes da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), da União de luta pela Moradia (UMP), do Ministério das Cidades e da empresa que fará a obra.

A secretária de Habitação disse que a restauração do prédio do antigo Ipase representa uma luta de vários anos. O imóvel foi cedido à Prefeitura pela Superintendência do Patrimônio da União. “A restauração é uma proposta da prefeitura de promover a reocupação do Centro Histórico de João Pessoa e vai abrigar 50 famílias. Nos próximos dias, vamos fazer uma visita  e a nossa expectativa é  que o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, venha a João Pessoa para marcar esse momento”, comentou Socorro Gadelha, adiantando que a empresa responsável pela obra já está montando o canteiro para iniciar os trabalhos.

A restauração do prédio vai respeitar as regras estabelecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), pois a edificação tem um grande valor histórico para a cidade. Porém, o projeto trará modernidade para garantir o conforto das famílias que vão morar naquele local. “O prédio já passou por uma vistoria detalhada de toda a infraestrutura, ficando estabelecido que as moradias serão nos andares de cima e a parte térrea será para os boxes destinados às lojas comerciais. A previsão para concluir as obras é de um ano e meio”, explicou Socorro Gadelha.

Programa

O Retrofit é um processo de modernização de uma estrutura antiga, combinando a preservação das características originais com a atualização da infraestrutura para atender às normas e às necessidades técnicas atuais. O objetivo é prolongar a vida útil do prédio, deixando-o mais seguro, eficiente, confortável e funcional, sem comprometer o valor arquitetônico e histórico.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de setembro de 2025.