conselho tutelar

Recontagem de votos altera a posição de conselheiros

publicado: 23/10/2023 13h36, última modificação: 23/10/2023 13h37
No CT Norte, Renato Sousa troca de lugar com Rosana Pereira, que passa à suplência
CONFERÊNCIA-DOS-VOTOS-CONCELHO-TUTELAR-F-ORTILO-ANTÔNIO.jpg

Processo de recontagem acontece na sede da Promotoria de Justiça da capital com participação de poucos candidatos - Foto: Ortilo Antônio

por Fernanda Dantas* (Especial para A União)

Após a primeira parte da recontagem dos votos referentes às eleições para o Conselho Tutelar de João Pessoa, realizadas, ontem, foi constatada alteração na ordem dos candidatos de um dos cinco Conselhos Tutelares revisados. A mudança aconteceu para o CT Norte. Com o novo resultado, houve uma troca de posições. O primeiro suplente, o candidato Renato Sousa de Lucena, foi eleito; enquanto a até então candidata eleita Rosana Maria Pereira da Silva, passou a ocupar o lugar da primeira suplência. Não houve alterações nas posições dos outros quatro Conselhos Tutelares, que compreendem os CTs Praia, Sudeste, Valentina e Mangabeira.

A segunda parte da recontagem dos votos acontecerá nesta segunda-feira, no auditório da sede da Promotoria de Justiça da capital, e envolve recontar os votos para os Conselhos Tutelares (CTs) Cristo e Sul.

O promotor da 31ª Promotoria da Criança e do Adolescente de João Pessoa, Alley Escorel, esclareceu que o erro não aconteceu no processo eleitoral com as urnas eletrônicas, mas sim durante a soma total dos Boletins de Urna (BUs) impressos. “Detectamos que o erro aconteceu quando, em uma determinada seção eleitoral, um candidato obteve 43 votos, e quando o número foi anotado, se repetiu na coluna de baixo”, explicou.

Ele complementou que a possibilidade de erro existe porque essas eleições não contaram com um programa automático e computadorizado de totalização de votos, tendo em vista que a eleição não é de responsabilidade da Justiça Eleitoral, e sim do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “A Justiça Eleitoral não tem responsabilidade nenhuma. Eles apenas cederam as urnas eletrônicas, os cadernos de votação e o treinamento dos mesários, mas a parte de apuração e totalização dos votos cabe ao Conselho Municipal”, justificou, evidenciando a falha humana durante o somatório dos BUs.

Durante o processo de recontagem, poderiam participar apenas os candidatos a conselheiros e representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB). O promotor contou, ainda, que nem todos os candidatos compareceram, e que descreveu a participação do primeiro dia de recontagem como “razoável”. “Na apuração separada para cada conselho, tivemos em torno de um a três candidatos por cada CT”, disse.

Entenda o motivo da recontagem

Alley Escorel contou que a razão para a recontagem acontece em resposta a pedidos de candidatos, já que eles não tinham acesso aos Boletins de Urna (BUs). “Eles queriam ter acesso a esses BUs, então a decisão foi de que isso seria mostrado na frente de todos. Assim, nós estamos mostrando todos os candidatos apontando os votos de cada um”, contou.

Ao todo, são 35 vagas a serem preenchidas entre os 61 candidatos. Foram contabilizados 42.421 votos, sendo 3.757 votos da região praia; 6.158 votos da região Cristo; 5.631 do Valentina; 6.992 de Mangabeira; 6.967 da região sul; 4.681 da região sudeste e 8.235 votos da região norte.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 21 de outubro de 2023.