Notícias

na capital

Rede PB Digital realiza encontro no Sebrae

publicado: 10/12/2025 08h28, última modificação: 10/12/2025 08h28
2025.12.09_rede pb digital_nathalia palitot © Roberto Guedes (76).JPG

Nathalia destacou a evolução alcançada pela rede neste ano | Foto: Roberto Guedes

por Bárbara Wanderley*

A Rede PB Digital realiza hoje, no auditório do Shopping Sebrae, em João Pessoa, seu último encontro do ano. Composta por 234 membros de 62 órgãos estaduais, a rede tem o objetivo de promover a transformação digital nesses órgãos e chega ao fim do ano com 29 cartas de serviço disponibilizadas. O último encontro foi dividido em dois dias, tendo início ontem e encerramento hoje.

Foram quatro encontros durante o ano 2025, com temáticas distintas, sendo este último com foco em pessoas, dados e futuro. “No primeiro dia, a gente teve uma dinâmica de falar sobre diplomacia, soberania digital, que são temas bem atuais, com o professor Cláudio Lucena. Falamos também sobre as missões da rede, o que foi realizado em 2025 e o que está previsto para 2026, um balanço”, contou a diretora-executiva de Estratégia e Transformação Digital da Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital, Nathalia Palitot.

Já hoje o destaque será uma mesa-redonda com o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, Cláudio Furtado, assim como seu secretário-executivo, Rubens Freire, que irão falar sobre computação quântica. “A gente vai falar desse salto computacional que o Governo da Paraíba está dando, inclusive de ser pioneiro em computação quântica no Brasil”, disse Nathalia. Na semana passada, o Governo do Estado celebrou termo de cessão de uso da Estação das Artes Luciano Agra, localizada em João Pessoa, para implantação do Centro Internacional de Computação Quântica da Paraíba (Ciquanta-PB).

Nathalia Palitot também destacou a evolução alcançada pela rede neste ano. “No ano de 2025, tivemos alguns marcos. A gente evoluiu enquanto estado na oferta de serviços ao cidadão, através de canais digitais. Hoje, a gente tem um total de 29 cartas de serviço. Isso significa que o cidadão consegue acessar e saber onde ele pode dar entrada em determinados processos, quais são os contatos, qual a documentação necessária, o que facilita muito o acesso aos serviços do Estado”, avaliou.

Ela também celebrou o sucesso do Balcão Paraíba Digital, inaugurado no mês passado na Casa da Cidadania do Shopping Tambiá, em João Pessoa. “É uma ação, inclusive, de acesso e letramento digital, e que vai ser ampliada no ano de 2026. A gente já atingiu, nos primeiros 30 dias, mais de duas mil pessoas, então a gente considera que é um caso de sucesso”, completou Nathalia.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de dezembro de 2025.