Vale dos Sertões

Rota cultural de festejos juninos ajuda o turismo

publicado: 16/02/2024 08h39, última modificação: 16/02/2024 08h39
Parceria entre o Sebrae-PB e a PBTur visa desenvolver a economia no Sertão
Festejos Rota Sertão Sebrae.jpeg

Projeto Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões foi lançado, ontem à tarde, em Patos - Foto: Tayram Farias

por Lusângela Azevêdo*

O Sebrae Paraíba lançou na tarde de ontem, em Patos, a Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões. A Rota é uma parceria do Sebrae/PB junto com o Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE-PB) e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), com vistas ao desenvolvimento do turismo no Sertão do Estado, com foco na cultura e na oferta culinária local.

Conforme a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, Regina Amorim, as pessoas têm “arraigadas” na mente que festas juninas são promovidas pela iniciativa privada e prefeituras, com grandes estruturas e nomes de expressão da música brasileira. A Rota Junina segue o caminho totalmente inverso, buscando resgatar e valorizar a tradição de cada festa e as pessoas que estão desenvolvendo alguma atividade cultural alusiva aos festejos juninos durante todo o ano e não apenas no período de junho a julho.

“A gente está assumindo o desafio e quebrando paradigmas, porque, tudo que acontece nas festas juninas já existe nos municípios, só não as bandas de fora que as prefeituras adoram contratar. O resto é das comunidades e é esse pertencimento dessas comunidades que precisa ser repassado para os turistas que visitam essas cidades, esses lugares, o ano inteiro e que podem gerar renda adicional para todos.

Com a Rota, as pessoas poderão vivenciar mais de perto todo o processo de construção dos festejos juninos, desde uma visita a uma igreja onde se realiza um casamento coletivo em junho (em Santa Luzia), degustar comidas típicas da época como milho assado, pamonha, canjica e tapioca, ou experimentar alguns passos de dança das quadrilhas juninas locais,” afirmou Regina Amorim.

A gestora do Sebrae/PB explicou ainda que os meios de hospedagem e restaurantes, inseridos na Rota, terão seus ambientes decorados com alusão aos festejos juninos durante todo o ano.

Projeto reforça tradição no interior

No momento em que uma agência de turismo fechar grupos para os municípios, as visitas serão nesses locais estrategicamente preparados para que todos vivenciem esses momentos, “reforçando o sentimento de pertencimento e mantendo a tradição junina,” frisou Regina.

Segundo ela, para desenvolver a Rota Junina foi feito um estudo do potencial de cada cidade que contou com a participação de representantes tanto da iniciativa privada como da pública. “Será uma experiência maravilhosa para todos, que vão conhecer as festas juninas autênticas, singulares, tradicionais e culturais. Todos terão a oportunidade de dançar um forró pé de serra, interagir com os quadrilheiros, degustar o pé de moleque, a pamonha ou tapioca todos os dias do ano”, enfatizou Regina Amorim.

Inicialmente a Rota contará com os municípios de Patos, São Mamede e Santa Luzia. Mas, segundo o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, a expectativa é de que outros municípios se juntem ao projeto.

“Essa Rota envolve três municípios importantes do Sertão e vem exatamente agregar cultura, a própria gastronomia associada ao turismo, com as comidas típicas de São João. O Governo do Estado, através da PBTur, vai dar todo apoio necessário ao Sebrae/PB, que está fazendo um trabalho por todo estado nas regiões turística, para que a Rota se fortaleça cada vez mais e agente possa ampliar a divulgação, não só desses três destinos, mais também de outros municípios daqui da região,” disse Ferdinando Lucena.

Para o prefeito de Patos, Nabor Wanderley a Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões vai ser importante para a geração de emprego e renda nos municípios integrantes.
“Com a Rota vamos ter uma integração para que durante todo o ano agente possa ter eventos turísticos gerando emprego e renda, e aquecendo a nossa economia. Com o Estado abraçando essa causa e o apoio técnico do Sebrae/PB, com certeza nós vamos poder crescer muito mais,” enfatizou Nabor Wanderley.

O lançamento da Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões proporcionou ao público uma prévia da gastronomia local, com degustação de comidas a base de milho como canjica, pamonha, bolo de milho, além de tapioca e outros pratos típicos. Também apresentações culturais, trio de forró e quadrilhas juninas.

O evento contou com a participação do diretor de turismo da SETDE e interlocutor estadual, Miguel Ângelo, do presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, da gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, Regina Amorim, além de prefeitos e atores culturais locais.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 16 de fevereiro de 2024.