Em Campina Grande

Saúde reativa leitos para Covid-19 em três hospitais

publicado: 12/01/2024 08h43, última modificação: 12/01/2024 08h43
Testagem é ampliada no município e uso de máscara volta a ser indicado

por Giovannia Brito*

O aumento dos casos de Covid-19 em Campina Grande fez com que a Secretaria Municipal de Saúde adotasse novas medidas para contenção da transmissão do vírus na cidade. Ontem o órgão informou a abertura de leitos nos hospitais Pedro I, da Criança e do Adolescente e no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea). Dentre as medidas estão ainda a ampliação da testagem com critérios técnicos e a orientação do uso de máscaras.

testagem_covid-f-mrusso (18).jpg
Na primeira semana, foram realizados 2,4 mil testes - Foto: Marcos Russo/Arquivo

No Hospital Municipal Pedro I, no bairro São José, o Hospital de Campanha foi redirecionado para pacientes com Covid-19, com 12 leitos de enfermaria e oito leitos de UTI. Dessa forma, o atendimento pediátrico que acontecia na unidade foi suspenso temporariamente. Como forma preventiva, também passou a ser intensificado o uso de máscaras na unidade hospitalar de acordo com os protocolos da Comissão de Infecção e foram suspensas as visitas.

No Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), Centro da cidade, maternidade que é referência para mais de 100 municípios no Estado, foram montados seis leitos de enfermaria e um de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Já no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) foram readequados quatro leitos de enfermaria com pontos de oxigênio, que podem ser transformados em leitos de UTI, a depender da necessidade.

Além disso, a gestão municipal ampliou a testagem da Covid-19, contudo, a pasta informa à população que os testes de antígeno só devem ser aplicados a partir do terceiro dia de sintomas. Até o terceiro dia de sintoma, o diagnóstico é clínico epidemiológico, ou seja, a partir da avaliação do médico.

Na primeira semana de 2024, entre os dias 1 e 7 de janeiro, foram aplicados 2.423 testes nos hospitais públicos da cidade, diagnosticando 797 casos positivos. Ou seja, quase um terço dos pacientes com sintomas apresentaram resultado positivo para a Covid-19.

Testagem

Os testes são ofertados no Hospital Municipal Pedro I; no Hospital Municipal Dr. Edgley; nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); no Isea para gestantes e no HCA para crianças e adolescentes até 14 anos. A testagem também está sendo disponibilizada nas duas Unidades Básicas de Saúde do Complexo Habitacional Aluízio Campos, na UBS de Catolé de Boa Vista, na Unidade Mista de Galante e na Policlínica de São José da Mata.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 12 de janeiro de 2024.