novo imortal

Thélio Farias toma posse na Academia Paraibana de Letras

publicado: 28/09/2023 08h58, última modificação: 28/09/2023 08h58
posse_apl_thélio_farias-foto-edson_matos  (222).jpg

Entrega da medalha do novo imortal, Thélio Farias, foi feita por sua mãe, Celeide Farias - Foto: Edson Matos

por Carol Cassoli*

A Academia Paraibana de Letras (APL) deu as boas-vindas, ontem, ao seu mais novo imortal, o escritor Thélio Farias. A solenidade de posse do novo membro da Casa, aconteceu na sede da APL, no Centro de João Pessoa, e Thélio foi saudado pelo também imortal José Mário da Silva Branco.

O novo acadêmico ocupa, agora, a cadeira de número 11 da APL, cujo patrono é o dramaturgo e poeta Antônio da Cruz Cordeiro Sênior. Campinense, Thélio Farias, é, além de escritor, pesquisador e advogado. A posse de Thélio aconteceu em virtude do falecimento de José Jackson Carneiro de Carvalho, em fevereiro deste ano, e, por isso, o novo imortal fez questão de prestar honras ao legado deixado por seu antecessor.

Ao afirmar que a devoção às letras é constitutiva em sua vida, o escritor relembrou a primeira vez que visitou a APL, quando tinha apenas 10 anos. Emocionado com o retorno, décadas mais tarde, para aceitar o título de imortalidade conferido a ele pela Casa, Thélio garantiu que “a infância é o chão em que pisamos a vida inteira”. Sem deixar de lado sua terra natal, o protagonista da noite também prestou tributo a Campina Grande e destacou a presença da professora Eneida Maracajá, que, em suas palavras, é o maior símbolo vivo que Campina Grande poderia oferecer a ele ao longo da noite.

“Foi concedido a mim o privilégio de pertencer a esta casa e, nela, conviver com os grandes nomes das letras e do pensamento da Paraíba. Passo, com o rito de entrada, a desfrutar do prestígio de sentar-me entre estes pensadores e só me resta agradecer pela generosidade com que fui abraçado no dia 14 de julho, quando soube que ocuparia esta cadeira”, comentou Thélio Farias, emocionado.

Em uma cerimônia que lotou o Auditório Celso Furtado, da APL, Thélio Farias foi recebido pelo acadêmico José Mário da Silva Branco, que elogiou o novo confrade por uma característica pessoal categorizada por ele como “das mais importantes”: a capacidade de desenvolver diálogo com as pessoas.

“Thélio Queiroz Farias é um cultivador emérito da arte da convivência, argamassada pela ternura dos gestos, bem como pela leveza de um proceder tão fraterno quanto cativantes. Predicativos fundamentais num mundo lamentavelmente timbrado pelas cores da desafeição e da incapacidade cada vez mais crescente de os seres humanos conviverem uns com os outros”, afirmou o acadêmico.

Após a recepção do novo integrante da Academia, o presidente da APL, Ramalho Leite, comemorou a oportunidade de ter uma figura como Thélio ocupando uma das 40 cadeiras existentes na APL. Em seguida, o também imortal e igualmente campinense Helder Moura fez a leitura dos termos da Casa para que o novo acadêmico pudesse assiná-los, formalizando finalmente sua participação na APL. A entrega da medalha que imortalizou o advogado, pesquisador e escritor foi feita por sua mãe Celeide Farias, que estampava um orgulhoso sorriso pela conquista do filho.

Na ocasião, a Academia esteve comercializando exemplares de “Além do Ipiranga - A Extraordinária Vida de Pedro Américo e Suas Facetas”, de autoria de Thélio e edição de Editora A União/Cepe. E, representando a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), o jornalista William Costa, que é diretor de Mídia Impressa da instituição, assistiu à cerimônia de posse de Thélio Farias.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 28 de setembro de 2023.