O advogado paraibano Marcelo Weick Pogliese será o novo secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República (SAJ). Ex-adjunto da Pasta, ele assumirá o cargo no lugar de Marcos Rogério de Souza, que foi exonerado, ontem, pelo presidente Lula.
O paraibano, desde agosto de 2024, vinha atuando como assessor especial da presidência da Petrobras.
Nos comunicados oficiais, a exoneração de Rogério teria se dado “a pedido”, mas, nos bastidores, a conversa é diferente. Segundo os comentários, Rogério, que também é ex-assessor do PT no Senado, teria sido afastado por ter encaminhado uma nomeação para publicação no Diário Oficial da União sem autorização do presidente da República.
A nomeação foi de um diretor da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), incluída no rol de uma lista de diplomatas. Apesar do deslize do secretário jurídico, a nomeação do diretor foi mantida.
A lista de nomeações para a EBC só seria definida no dia seguinte à dos diplomatas. A antecipação do nome do diretor irritou o presidente. Marcos Rogério foi repreendido pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, em razão da manobra, mas Lula não considerou a medida suficiente. Weick só deverá assumir a pasta na próxima segunda-feira (18), quando a exoneração de Marcos Rogério for publicada no DOU.
A SAJ (Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos) é um posto estratégico no Palácio do Planalto, e seu titular costuma ser uma pessoa de alta confiança do presidente da República e que costuma despachar diariamente com o chefe. Uma de suas funções é analisar juridicamente as propostas legislativas elaboradas pelo Governo Federal.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de agosto de 2025.