A sede de A União recebeu, na manhã de ontem, os atletas paralímpicos Petrúcio Ferreira e Cícero Nobre, que atenderam a um convite feito pelo Editor de Esportes, Geraldo Varela. O velocista e o lançador de dardo, medalhistas nos Jogos Paralímpicos de Paris no ano passado, compartilharam planos futuros, expectativas para o início de mais um ciclo paralímpico e analisaram o contexto do paradesporto paraibano e brasileiro. Na edição do próximo domingo (19), os leitores poderão acompanhar uma reportagem especial com os dois na seção de Esportes sobre o novo ciclo paralímpico.
Durante a passagem pelo local, onde puderam conhecer os setores englobados ali, como o Arquivo e a Redação, Petrúcio e Cícero foram acompanhados pela diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, e pelo Diretor de Mídia Impressa da EPC, William Costa. Naná aponta que a visita é uma representação clara da intenção do veículo comunicacional em demonstrar sua relevância no contexto paraibano.
“O Jornal A União, assim como a Rádio Tabajara, são dois patrimônios da Paraíba, então, eu faço questão de apresentar a quem nos visita, contando a história da empresa e a história da Paraíba através da empresa. Receber pessoas novas, que conhecem apenas eventualmente o Jornal e não conhecem a relevância desses veículos de comunicação, é uma obrigação minha, sim, enquanto dirigente da EPC, revelar a importância que eles têm para a cultura, para a história, para a comunicação paraibana, para a formação da cidadania. Então, eu acho fantástico, gosto de receber, gosto que os editores tragam visitantes, e acho que a gente tem que sempre fazer isso”, destacou ela.
“A visita de atletas como o Petrúcio e o Cícero tem uma importância porque, primeiro, mostra um interesse do Jornal em acompanhar de perto, não só os atletas que estão no cenário nacional e internacional, como eles dois, mas também como incentivo às novas gerações de esportistas, crianças e adolescentes que sonham em ter uma carreira como atletas, se espelharem nessas reportagens que vão ler sobre esses dois atletas, esses depoimentos tão ricos em informações com relação às suas trajetórias pessoais no esporte. Então, é um momento muito especial para nós”, afirmou Willian.
Ao final da visita, os atletas receberam das mãos da diretora-presidente da EPC, como lembrança, um exemplar da coleção Paraíba na Literatura, produzida pela Editora A União. Além disso, foi entregue também um encarte com algumas das notícias sobre eles divulgadas em edições anteriores do Jornal A União.
“Experiência única, de grande importância para a gente, estar conhecendo também um pouco da história da nossa Paraíba, dos nossos grandes artistas, autores e também estar conhecendo essa grande instalação que é o Jornal União, de grande importância também, de relevância não só para o nosso estado, mas para o nosso país inteiro”, descreve o velocista.
“Infelizmente foi um curto período já que a gente teve que sair para um compromisso, mas é sempre bom o cara estar vendo e conhecendo algo novo. Não conhecia aqui, e vi uma estrutura muito boa e futuramente a gente vai estar aqui direitinho, com mais tempo, para estar vendo melhor e conhecendo melhor todas as instalações do Jornal União, esse meio de comunicação tão importante para o estado da Paraíba”, disse o lançador, natural da cidade de Aguiar.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de janeiro de 2025.