Notícias

cinema

“O Agente Secreto” faz pré-estreia para convidados na capital

publicado: 04/11/2025 08h37, última modificação: 07/11/2025 14h07
WhatsApp Image 2025-11-03 at 22.57.27.jpeg

Evento no Centerplex do MAG Shopping, em João Pessoa, teve o apoio da Parahyba FM | Foto: João Pedrosa

por Esmejoano Lincol*

Depois de ser exibido em três pré-estreias no último fim de semana, em João Pessoa — todas com ingressos esgotados —, o longa-metragem “O Agente Secreto”, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, ganhou, ontem à noite, mais uma projeção, no Centerplex do MAG Shopping, na capital, mas, dessa vez, apenas para convidados.  O evento foi realizado pela Petrobrás e pela Vitrine Filmes e contou com o apoio da Parahyba FM 103.9. Logo depois, foi realizado um debate, com as presenças dos atores paraibanos Buda Lira e Joálisson Cunha, que fazem parte do elenco, mediado pelo jornalista Alex Carvalho. A promoção foi da Vivass Assessoria & Comunicação, por meio de iniciativa da jornalista Andréa Barros.

Buda Lira interpreta Anísio, que trabalha num instituto de polícia em Recife. O ator cajazeirense tem acompanhado as notícias sobre o reconhecimento do projeto em festivais estrangeiros e sua corrida rumo ao Oscar 2026; ele desponta na lista de predições para Melhor Filme Internacional. “É fundamental que os títulos brasileiros produzidos recentemente cheguem a mais brasileiras e brasileiros. E penso que este, a exemplo de outros dirigidos por Kleber, vai fazer bem à nossa cultura, reafirmando a necessidade de investimento nessa ‘indústria do cinema brasileiro’”, sustentou Buda.

Fernanda Gonçalves, gerente em exercício de conteúdos e de programação da Parahyba FM, celebrou a oportunidade de colaborar com essa pré-estreia. “A gente já realizou três edições do Papo na Tela e fomos convidados para sermos apoiadores do evento e trazer a essência do cinema debatido, o cinema conversado. Se a gente para para pensar, qual foi a última vez que teve uma première como essa aqui, em João Pessoa?”, declarou Fernanda.

Joálisson Cunha dá vida a um frentista, que recepciona o protagonista Marcelo (papel de Wagner Moura) quando de seu retorno à sua cidade natal. Nesta sequência — uma das primeiras a serem divulgadas pela produção —, o herói depara-se com um cadáver, em frente ao estabelecimento; o “defunto”, a propósito, também é paraibano — o figurante Lucas Pontes. “Quanto mais visibilidade, mais possibilidades de trabalhos e valorização. As produções querem não só talentos natos, mas talentos premiados ou midiáticos para reforçar a qualidade de seus produtos culturais”, afirmou Joálisson.

“O Agente Secreto”, do diretor Kleber Mendonça Filho, é ambientado nos anos 1970, em meio à repressão do Regime Militar. O personagem Marcelo retorna a Recife, fugindo de seu passado recente em São Paulo; incógnito na capital pernambucana, ele busca esconder-se de seus inimigos, ao mesmo tempo que tenta uma reaproximação com a família. Além da dupla que participou desta sessão exclusiva do filme, o longa conta com um número considerável de artistas nascidos ou radicados no estado. São eles: Beto Quirino, Cely Farias, Fafá Dantas, Flávio Melo, Marcio de Paula e Suzy Lopes.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 4 de novembro de 2025.