Notícias

mobilidade urbana

Agentes desistem de paralisação

publicado: 20/02/2025 11h38, última modificação: 20/02/2025 11h39
Decisão foi anunciada após reunião entre o sindicato que representa a categoria e a Prefeitura da capital
WhatsApp Image 2025-02-19 at 21.19.49.jpeg

Profissionais reivindicam, entre outras pautas, aumento salarial e atualização do PCCR | Foto: Divulgação/Sinafit-PB

Agentes de mobilidade urbana de João Pessoa suspenderam a paralisação que havia sido anunciada para o próximo sábado (22). A decisão foi divulgada ontem, após reunião entre representantes da categoria e da Prefeitura da capital.

Em nota, o Sindicato dos Agentes de Trânsito de João Pessoa (Sinafit-JP) informou que, no encontro, foram discutidos pontos de interesse dos trabalhadores. A entidade avaliou que o debate ocorreu de forma responsável e equilibrada, visando assegurar a continuidade dos serviços à comunidade. A conversa foi mediada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).

“Reafirmamos o compromisso dos agentes de trânsito com a segurança viária e a mobilidade urbana, especialmente neste período pré-carnavalesco, em que o fluxo de veículos e pedestres aumenta, significativamente. Estamos abertos ao diálogo com o Executivo e a nossa prioridade sempre será a proteção da população e a garantia de um trânsito seguro e organizado aliadas à qualidade de vida e às condições de trabalho desses profissionais”, ressaltou o presidente do Sinafit-JP, Fábio Gomes, no comunicado.

Na quinta-feira passada (13), o Sinafit-PB se reuniu com o superintendente da Semob-JP, Marcílio Pedro Siqueira, para solicitar o cumprimento do acordo firmado com a categoria, em abril do ano passado. Entre as reivindicações dos agentes, estão: implementação do adicional de periculosidade, que foi instituído pela Lei Federal no 14.684/2023; atualização do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria; e aumento salarial de 10%, em 2025.

“As negociações da Prefeitura Municipal de João Pessoa com a categoria continuarão nos próximos dias. Os agentes de trânsito assumem o compromisso de manter a imprensa e a sociedade a par dos principais acordos firmados, o que assegura a transparência e a publicidade das decisões firmadas. Com isso, mantém-se o canal de diálogo aberto para que as condições de trabalho da categoria sejam devidamente valorizadas, sem comprometer o bem-estar dos cidadãos pessoenses”, divulgou o sindicato.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 20 de fevereiro de 2025.