Ubiratan e a esposa queriam passear pela praia e escolheram como ponto de ida a arena do Paraíba Beach Games, estrutura localizada no Busto de Tamandaré, em Tambaú, voltado para uma série de eventos de esportes de praia desde novembro, promovido pela Secretaria do Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Para a surpresa dos dois, ontem foi a abertura do Campeonato Paraibano de Beach Tennis Grand Slam no espaço. “Estava em casa, não fui trabalhar, a esposa queria vir à praia um pouquinho. Resolvi vir para cá, e estou gostando do tênis, para entender um pouco mais, porque dificilmente assisto a esses jogos”.
É no intuito não apenas de valorizar o esporte, mas também de dar visibilidade ao beach tennis, ou tênis de praia, para pessoas como Ubiratan e a esposa, que não conheciam o esporte, que o campeonato escolheu o espaço do Paraíba Beach Games para acontecer. Até o próximo domingo (10), o público poderá conferir cerca de 500 atletas, de crianças a idosos, competindo ao longo de 18 quadras, divididos em 37 categorias de idade, gênero e experiência. O torneio, organizado pela Federação Paraibana de Tênis (FPT), espera um público de 50 mil pessoas durante os cinco dias de evento.
Um dos organizadores, Roberto Tebexreni, explica que essa é uma das etapas do paraibano, que ocorrem em vários clubes, não apenas na capital, mas por todo o estado. No caso do Grand Slam, as vitórias valem pontuação dobrada no ranking paraibano, uma vez que é promovido pela FTP. A próxima etapa ocorrerá em João Pessoa, e as disputas seguem até 2025. “O cenário atual do esporte está sendo mais em clubes, em arenas, espaços fechados, onde o público em geral, às vezes, não está nem sabendo que está acontecendo. A parte bacana de conseguir sediar no Busto de Tamandaré, bem pertinho do verão, é que a gente vai conseguir abrir portas para o público em geral que ainda não conhece o esporte. Ter esse primeiro contato e, muitas das vezes, já começar em sequência a praticar aulas. É um esporte muito prazeroso, a visibilidade é enorme para gente”, saúda o organizador.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 07 de novembro de 2024.