a partir de dezembro

Capital ganha ônibus “Geladinhos”

publicado: 29/11/2023 12h05, última modificação: 29/11/2023 12h05
Veículos circularão com ar-condicionado, wi-fi, entrada USB e assentos acolchoados em todas as regiões da cidade
ônibus-'geladinho'---roberto-guedes.jpg

Novos ônibus vão beneficiar, principalmente, pessoas com deficiência(PCDs) e idosos, que são os mais afetados com o transporte público - Fotos: Roberto Guedes

por Iluska Cavalcante*

A Prefeitura de João Pessoa apresentou, ontem, os 20 ônibus conhecidos como “geladinhos” que irão integrar o transporte público da capital. Com wi-fi, ar-condicionado, entrada USB e assentos acolchoados, os veículos novos prometem trazer mais conforto para os pessoenses e devem circular em todas as regiões da cidade.

De acordo com o superintendente da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Expedito Leite, ainda não foi definido as novas linhas que irão compor os “geladinhos” ou mesmo o valor das passagens, mas o principal critério adotado será atender todas as regiões da cidade. A circulação deverá ter início ainda em dezembro de 2023.

“Será implantado após passar por todos os trâmites legais e assim colocar em operação. O critério adotado é que os ônibus possam atender toda a nossa capital, tanto na zona leste como na zona norte e na zona sul.[...] É um novo modelo de transporte opcional em João Pessoa. É motivo de alegria poder oferecer à população nos próximos dias mais conforto, mais rapidez e tranquilidade dentro do transporte público”, comentou.

Segundo Isaac Moreira, diretor de relações institucionais do Sintur João Pessoa, o transporte será opcional e não irá comprometer as demais linhas, tendo trajetos próprios. “Ele é bem mais confortável, tanto na parte do clima, com ar-condicionado, como na parte de iluminação com as janelas que têm proteção. Então é um novo serviço que está sendo colocado pra João Pessoa”, comentou.

Os ônibus vão beneficiar, principalmente, Pessoas Com Deficiência (PCDs) e idosos, que são os mais afetados com o transporte público. Apesar do serviço não oferecer prioridade para esse público, Isaac Moreira explicou que cabe à população ter essa consciência.

ônibus-geladinho-2---roberto-guedes.jpg

“A questão da preferência é mais uma questão de educação. Porque nos ônibus convencionais que tem três portas, uma só para o preferencial, infelizmente nos deparamos com pessoas que tomam a vez da gestante ou de uma idosa. Então essa questão da preferência, ela é uma legislação, mas antes disso, é uma condição humana, uma condição de educação”, avaliou o diretor da Sintur.

Jean Victor, de 10 anos, afirma para quem quiser ouvir que é apaixonado por ônibus, sendo considerado um busólogo mirim. No entanto, ele precisa lidar diariamente com a dificuldade de utilizar o transporte público sendo uma pessoa com deficiência. Segundo Jean e seu avô, Josivaldo Mauricio, de 69 anos, os novos ônibus vão contribuir para que eles tenham uma rotina mais confortável.

“Eu que sempre levo ele para as consultas, médicos, costumo escolher um horário que tenha menos pessoas para ser mais tranquilo, mas mesmo assim ainda tenho algumas dificuldades. Com esses ônibus vai ficar muito melhor”, comentou Josivaldo, avô de Jean Victor.

Everton Talisson, de 32 anos, é motorista e instrutor de ônibus afirmou que as novas linhas vão contribuir principalmente para viagens mais longas, a exemplo dos ônibus circulares, que abrangem mais bairros da cidade. Ele é motorista há oito anos e irá dirigir um dos 20 “geladinhos”.

“São carros com ar-condicionado, Wi-Fi, USB, para uma viagem longa, a exemplo das linhas circulares, 5100, 1500, se porventura, o nosso celular está descarregando, eu tenho essa opção para conectar o carregador do meu celular. Sem contar do primordial hoje que é o ar-condicionado, as temperaturas estão muito altas”, afirmou o motorista.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 29 de novembro de 2023.