A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo — seccional Paraíba (Abrajet-PB) homenageou pessoas e empreendimentos com a entrega do Troféu Waldemar Duarte e da comenda Wills Leal, na noite de ontem, no Centro de Turismo e Lazer do Sesc Cabo Branco, em João Pessoa. Na ocasião, a entidade também deu posse a uma nova diretoria estadual.
O governador da Paraíba, João Azevêdo, foi um dos premiados com o Troféu Waldemar Duarte. Ele destacou a função do governo em criar um ambiente de negócios aos investimentos privados. “Se a Paraíba vive um momento extraordinário no turismo, é porque criamos um ambiente e os empresários apostaram. Sempre digo que governo não gera emprego. Você tem que gerar as condições para que o empresário chegue aqui e coloque seus recursos. Ali no Polo [Turístico de Cabo Branco], hoje, tem R$ 2,2 bilhões da iniciativa privada sendo investidos. Isso é fruto da segurança que os empresários têm nesse lugar que amamos tanto”, declarou.
A primeira-dama, Ana Maria Lins, também recebeu o troféu pelo desempenho das atividades à frente do Programa do Artesanato Paraibano (PAP). Outras pessoas, como o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, ganharam a honraria. Ele foi representado pela secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Tâmela Fama, na cerimônia.
O empresário do setor de hospitalidade e ex-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-PB), Tadeu Pinto, foi condecorado com a comenda Wills Leal. Representando os demais homenageados, ele lembrou também dos anônimos que colocam a mão na massa e colaboram com o turismo na Paraíba. “Vou exaltar herois anônimos, que nos levaram aonde estamos hoje: funcionários da PBTur [Empresa Paraibana de Turismo], agentes de viagem, agentes de operadoras e profissionais da comercialização e da divulgação do nosso turismo além das fronteiras”, destacou.
Além de Pinto, a Abrajet-PB selecionou mais duas personalidades para receber a comenda Wills Leal neste ano: Ruth Avelino, jornalista e presidente da PBTur, por 13 anos; e Leonel Freire, empresário do grupo paraibano São Braz, uma das seis maiores indústrias de torrefação de café do Brasil.
O novo presidente da Abrajet-PB disse que a associação vai acentuar o seu papel de mediadora do debate público sobre o turismo. “João Pessoa, hoje, é a queridinha do turismo. Se há problemas com o trânsito, com o estrangulamento da cidade, esses problemas poderão ser resolvidos com investimentos em infraestrutura. Mas jamais dizer não ao turismo. Vamos conversar com autoridades, pessoas, empreendedores e fazer o que é o nosso objetivo: divulgar reportagens e textos em relação às ações turísticas. E entrar nessa discussão, para que a cidade seja boa para todos”, comentou José Vieira Neto.
Nova diretoria
O jornalista Abelardo Jurema transmitiu o cargo de presidente da associação a José Vieira Neto, logo após a entrega das comendas. Ao lado de Vieira Neto, o vice-presidente, Romero Rodrigues, a secretária-geral, Rosa Aguiar, e a tesoureira, Ana Célia Macedo, também tomaram posse para um mandato de dois anos. Além disso, outros quatro jornalistas passaram a integrar o quadro da associação: Fábio Cardoso, Hermes Luna, Cibelly Correia e Flávio Sátyro Filho.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 29 de janeiro de 2025.