na epitácio Pessoa

Começa a preparação da Via Folia

publicado: 25/01/2024 08h53, última modificação: 25/01/2024 08h53
Organização inicia montagem de camarotes e decoração da avenida com máscaras e adereços carnavalescos
2024.01.24_montagem via folia © roberto guedes (2).jpg

Decoração dos camarotes é gerida pela empresa Medow Entretenimento e Cultura, a mesma que realiza o Maior São João do Mundo, em Campina Grande - Foto: Roberto Guedes

por Ítalo Arruda*

Os preparativos para as prévias carnavalescas de João Pessoa já podem ser vistos por quem passa pela principal avenida da cidade. Isso porque foi dado início à decoração temática e à montagem dos camarotes do Corredor Via Folia, na avenida Epitácio Pessoa, por onde vão desfilar os blocos e os foliões, no período de 2 a 8 de fevereiro. Ao todo, oito blocos vinculados à Associação Folia de Rua devem passar pelo local durante as festividades.

Além de máscaras gigantes e fitas coloridas erguidas sobre o canteiro central do logradouro mais movimentado da capital – especificamente a partir do cruzamento com a rua Prefeito José Leite, em Miramar –, a estrutura física dos camarotes privados, instalados em frente ao supermercado Pão de Açúcar, onde os trios elétricos farão uma pausa maior durante o trajeto dos blocos, estão ganhando forma.

Também devem ser instaladas, até a próxima semana, bases da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar, a fim de garantir o policiamento e a segurança dos foliões, comerciantes, artistas e transeuntes em geral.

A ornamentação e os adereços carnavalescos ao longo da avenida Epitácio Pessoa, bem como a organização dos desfiles, como horário e ordem das atrações, são de responsabilidade do Comitê Gestor Via Folia – instituído a partir da Lei nº 14.909. Os camarotes e toda a decoração no interior desses ambientes são geridos pela empresa Medow Entretenimento e Cultura, a mesma que realiza o Maior São João do Mundo, em Campina Grande.

2024.01.24_montagem via folia © roberto guedes (6).jpg
Foto: Roberto Guedes

O primeiro bloco a desfilar no Corredor Via Folia será o bloco Vumbora, do cantor Bell Marques, que vai se apresentar no dia 2 de fevereiro. A expectativa é que cerca de 250 mil pessoas sejam embaladas pelos principais hits do artista, descendo pela avenida até o Largo de Tambaú, no Busto de Tamandaré. No mesmo dia sairá o bloco Cordão do Frevo Rasgado, com o cantor e compositor paraibano Liss Albuquerque.

Segundo informações da Prefeitura da capital, dois milhões de pessoas devem circular no período de pré-carnaval naquela área. Além Vumbora, vão passar pela Epitácio Pessoa os blocos, Atletas e Banho de Cheiro (3/02); Virgens de Tambaú (4/02); Muriçoquinhas (5/02) e Muriçocas do Miramar (7/02).

Folia de Rua

Este ano, a abertura oficial do Folia de Rua vai acontecer no dia 1º de fevereiro, às 19h, no Ponto de Cem Réis. A principal atração será o show do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença. Orquestras e clubes de frevo também devem se apresentar. Além dos shows na Via Folia, também haverá desfiles de blocos e apresentação de agremiações carnavalescas em vários bairros da capital. O investimento para o Carnaval 2024 na capital, de acordo com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), é de aproximadamente R$ 1 milhão, o mesmo montante aplicado em 2023.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 25 de janeiro de 2024.