O evento do setor do comércio paraibano que faturou cerca de R$ 5,5 bilhões, em 2024, ocupará o Centro de Convenções de João Pessoa até amanhã. A Convenção dos Supermercados da Paraíba (Consuper) 2025 foi oficialmente aberta, com a presença de autoridades públicas, como o governador em exercício, Lucas Ribeiro, e o senador Efraim Filho, na noite de ontem.
Organizadora da convenção, a Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB) estima que o ambiente com cerca de 250 marcas expositoras produza cerca R$ 300 milhões negócios, durante e depois do evento, quando boa parte das parcerias comerciais consolida-se.
Para o governador em exercício, Lucas Ribeiro, o desempenho desse segmento é um reflexo de toda a economia estadual. “Segundo o IBGE, ficamos em terceiro lugar no Nordeste no crescimento do varejo. A previsão do Banco do Brasil para o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] da Paraíba será, mais um ano, acima da média nacional e muito mais da média do Nordeste. E todos vocês fazem parte dessa história. E, hoje, contam com um governo que tem respeito com o dinheiro do contribuinte paraibano e paraibana”, disse na abertura.
De acordo com o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) 2024, os supermercados paraibanos têm o 16o maior faturamento bruto do Brasil e a sexta posição na região Nordeste nesse parâmetro. “Já fomos piores. Hoje, estamos em sexto no Nordeste. A tendência é que nós consigamos chegar numa posição melhor, até porque o nosso PIB hoje é o melhor do Nordeste. Com isso, nosso setor passar a ser mais competitivo e mais arrecadador”, avaliou Cícero Bernardo da Silva, presidente da ASPB.
A 19ª edição do evento tem 68 estandes capazes de montar um supermercado completo. Eles vendem equipamentos de panificação, açougue, polpa de frutas, refrigerantes, café e até qualificação de mão de obra. O gestor de Recursos Humanos do Super Novo, Gil Edson Ferreira, ainda não havia passado pelo estande do Senac quando nossa equipe conversou com ele, mas o grupo de supermercados já tem um parceria com a entidade. “A gente tem jovens aprendizes do Senac há cerca de quatro anos. Tem jovem que a gente já contratou e vêm dando resultados”, contou.
Com atuação em Cuité e Nova Floresta, o Super Novo enviou uma equipe para o Consuper 2025 com representantes de cada área da empresa. “Nosso objetivo é conhecer as novidades do segmento, onde a gente pode notar diversos fornecedores, trazendo o diferencial que a gente precisa na sua especialidade. E estar atualizado com o mercado. O principal que a gente busca é informação para prestar um serviço de qualidade ao nosso cliente. E, depois de informação, parcerias, vantagens de negociação”, declarou o gestor do RH.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 21 de Outubro de 2025.