Notícias

no espaço cultural

Editora A União realiza o lançamento do livro “Mapa Arbitrário”

publicado: 18/09/2025 08h20, última modificação: 18/09/2025 08h20
2025.09.17 Livro Mapa Arbitrário Livraria A União © João Pedrosa (47).JPG

Escritora Cyelle Carmem (C) lançou seu quinto livro com 60 poemas e nove ilustrações | Foto: João Pedrosa

por Marcelo Lima*

A escritora Cyelle Carmem lançou seu quinto livro, o primeiro pela editora A União: “Mapa Arbitrário”. O evento ocorreu na noite de ontem, em frente à Livraria A União, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.

O novo título é um passaporte para navegar num oceano de incertezas, tempestades e também mergulhar na calmaria enunciada pelos 60 poemas e nove ilustrações, distribuídos em quase 100 páginas. “Sempre quis escrever sobre o mar, é um lugar que me fascina desde criança. O mar vai trazendo todas as inconstâncias e a vida também. Mas, principalmente depois da pandemia, a gente percebe que não tem controle algum sobre nossa vida”, disse Cyelle Carmem.

“Mapa Arbitrário” é um livro feito por mulheres e para mulheres, conforme o desejo da escritora. Para as ilustrações, ela cedeu páginas para a especialista em aquarela Laila Alvarenga. “Cada um tem um olhar diferente sobre a arte do outro e eu queria que ele tivesse uma visão própria dos meus versos. Fiquei tão feliz que tive dúvida de qual iria para a capa”, contou Carmem.

Alvarenga não costuma ilustrar livros, por isso mesmo classificou o convite como “um trabalho extremamente desafiador, porque o meu trabalho precisa dialogar com o texto que me foi apresentado. Mas ela me deu muita independência. Fazer a leitura antes é algo muito gostoso, porque você se adapta ao universo do escritor. E, a partir disso, faço uma criação, que é muito diferente de uma criação autônoma, como pintar um quadro, com o que estou mais adaptada”, explicou a ilustradora.

Cyelle Carmem também é uma das integrantes do clube de leitura da Livraria A União. Foi no Literar que conheceu, há pouco tempo, a escritora Renata Escarião, responsável pelo prefácio. “Ela também fez a apresentação do meu livro mais recente [“Os Cílios do Sol”, 2025, Editora Patuá], que lancei em agosto. A identificação foi imediata, porque o estilo de escrita é muito parecido. Quando li o romance dela, achei muito parecido com o meu primeiro romance”, comparou Escarião. 

A diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, enfatizou a importância da literatura em versos para a editora. “No próprio Prêmio Literário José Lins do Rego, há uma categoria só de poesia. A gente valoriza bastante, porque sabemos da sensibilidade de quem escreve e principalmente do leitor que procura esse tipo de livro. É uma satisfação ela ter vindo lançar com a gente”, falou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de setembro de 2025.