O método colaborativo Business Network International (BNI) já rendeu R$ 96 mil em negócios para empresários, da Região Metropolitana de João Pessoa, vinculados à organização. Lançada oficialmente há pouco mais de um mês, a primeira equipe do estado conta com 34 empresários.
O BNI é uma rede internacional de líderes empresariais com o objetivo de impulsionar negócios localmente. Para isso, as equipes de empresários se reúnem, semanalmente, para conhecer os serviços e produtos uns dos outros, fazer negócios e, o mais importante, possibilitar as referências qualificadas.
A iniciativa foi apresentada à imprensa, na noite de ontem, em João Pessoa, no Manaira Shopping. A primeira equipe do BNI na Paraíba não poderia ter outro nome: Porta do Sol. A organização é baseada na filosofia colaborativa “givers gain”, que em português seria “quem dá, ganha”.
O empresário Rogério Pessoa tem experimentado os retornos de participar da iniciativa. Ele possui um coworking (espaço compartilhado para diferentes especialidades profissionais) na capital paraibana. “O BNI hoje funciona dentro da Jampa Conectt [coworking], já usa o nosso auditório. O escritório da BNI está na nossa unidade prime também. Eu já fechei negócios por indicações externas também”, disse.
Com uma empresa de serviços de marketing digital, Lucas Cavalli também já observou concretamente o retorno da participação no BNI Porta do Sol. “Eu estou com praticamente cinco contratos fechados com membros e, pelo menos, dois de referências que vieram de membros. Mas também conseguimos gerar negócios com convidados que vão às nossas reuniões. Inclusive hoje [ontem], fiz uma reunião com um convidado que estava lá na semana passada e que viu minha apresentação”, contou.
Os membros efetivos da equipe Porta do Sol reúnem--se às quintas-feiras pela manhã e pagam uma anuidade, mas sempre há a possibilidade de participação de convidados.
Os interessados podem obter mais informações pelo site local: www.bniparaiba.com.br. Vale lembrar que em cada equipe só pode existir um especialista em cada ramo de negócio. Rogério Pessoa, proprietário do coworking, não terá outro concorrente dentro da mesma equipe, por exemplo.
Segundo a diretora-executiva do BNI na Paraíba, Adelaide Maia Conduta, já há planos para novas equipes no estado. “A gente tem mais duas equipes sendo estruturadas aqui e que pretendemos lançar até junho”, disse.
Presente em 77 países, Adelaide enfatiza que o BNI não é uma pirâmide financeira, nem rodada de negócios, mas uma rede de contatos empresariais qualificada.
Mátéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de março de 2025.