A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) foi premiada, na noite de ontem, por reportagens que destacam o empreendedorismo no estado. O reconhecimento foi entregue a jornalistas do Jornal A União e da Rádio Tabajara, durante a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). A EPC levou cinco dos 12 prêmios da noite.
Na categoria Jornalismo em Texto, a repórter Sara Gomes, do Jornal A União, ficou em segundo lugar pela reportagem “Empreendedorismo na Educação”. Na categoria Fotojornalismo, A União levou outros dois prêmios: o primeiro lugar ficou com Julio Cezar Peres e o segundo lugar, com Roberto Guedes.
Já na categoria Jornalismo de Áudio, a Rádio Tabajara também foi agraciada com dois prêmios: o segundo lugar foi para a reportagem “Levanta para ela que é ponto: Mulheres protagonizam o jogo do empreendedorismo”, do jornalista Lukas Santiago e equipe, e o terceiro lugar, para “Guardiãs da renda renascença”, da jornalista Vanessa Queiroga.
Para a diretora-presidente da EPC, Naná Garcez, o bom resultado é reflexo da qualidade dos profissionais que atuam na empresa e dos investimentos para lhes proporcionar condições para fazerem boas matérias. “Afinal de contas, o jornalismo tem uma função pedagógica, e, nesse mundo de desinformação, você ter cinco profissionais que trabalham numa mesma empresa, em áreas diferentes, premiados, é um luxo muito grande. Eu parabenizo a todos eles pelo empenho a cada dia nas matérias que fazem, porque eles não fazem pensando no prêmio, mas pensando na qualidade”, ressaltou.
Realizada no espaço Luzzco, no bairro do Altiplano, em João Pessoa, a cerimônia laureou os três melhores trabalhos em quatro categorias — texto, áudio, vídeo e fotojornalismo — além do ganhador na categoria especial de jornalismo universitário. Os vencedores, agora, disputarão a edição regional do concurso.
O prêmio
Esta é a décima edição do prêmio entregue pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O concurso busca celebrar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo, produzidas em diferentes linguagens e plataformas. Em 2024, a etapa estadual recebeu 107 inscrições, sendo 40 trabalhos em texto, oito em áudio, 33 em vídeo, 16 em fotografia e 10 em jornalismo universitário. O total de inscritos superou em 85% o registrado no ano passado.
Nacionalmente, 3.076 trabalhos foram submetidos à premiação, número 62% maior que o de 2023. O Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo reunirá os vencedores das etapas regionais e está previsto para ser realizado em novembro.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de setembro de 2024.