Após oito dias de programação que reuniu música, jornalismo e muito cinema, foi encerrada na noite de ontem a 20ª edição do Fest Aruanda.
O evento final aconteceu no Cinépolis, no Manaíra Shopping, com a última grande homenagem do festival internacional de audiovisual. O agraciado foi o cantor e compositor paraibano Geraldo Vandré, que ganhou o Troféu Aruanda, em homenagem aos seus 90 anos de música e poesia.
Na ocasião, além da premiação oficial do festival, Vandré ganhou da diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, o livro “As cidades de Zé Lins: um passeio crítico pela geografia sentimental do autor”, de sua autoria, e lançado em 2022 com o selo da Editora A União.
Ainda na noite de encerramento do Fest Aruanda deste ano, a EPC teve uma importante missão: a de entregar o Troféu EPC Vladimir Carvalho. O vencedor da categoria foi “Honestino”, de Aurélio Michilis (Brasília-DF), que esteve presente na cerimônia de ontem e recebeu a premiação.
A comissão avaliadora do prêmio, que leva o nome do renomado documentarista paraibano Vladimir Carvalho, foi formada por especialistas da EPC, composta pelos jornalistas André Cananea, gerente-executivo de Programação e Conteúdo da Rádio Parahyba FM e membro da Academia Paraibana de Cinema; Renato Félix, editor do Caderno de Cultura do jornal A União e membro da Academia Paraibana de Cinema; e Audaci Junior, editor do Correio das Artes, suplemento literário do jornal A União.
Concorreram ao prêmio deste ano “O Nordeste Sob a Caravana Farks”, de Arthur Lins e André Moura Lopes; “A Pedra do Reino e o Sertão de Dom Pantero”, dirigido por Manuel Dantas Vilar (Dantinhas); e “Lendo o Mundo”, de Catherine Murphy e Iris de Oliveira.
“O balanço sobre a edição deste ano é extremamente positivo. Eu acho que a gente cresceu muito. O Aruanda Praia foi uma aposta que a gente fez, e o evento se revelou realmente como algo que veio para ficar. O festival cresceu bastante em número de participantes, de convidados e da imprensa nacional”, destacou o coordenador do evento e um dos idealizadores do festival, Lúcio Vilar.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de dezembro de 2025.