Notícias

HOMENAGEM

Festival de Inverno de CG concede medalha ao jornal A União

publicado: 22/08/2025 08h18, última modificação: 22/08/2025 08h18
213a9b86-1827-4d63-82e9-a98302cda005.jpg

A diretora-presidente da EPC, Naná Garcez (D), recebeu a comenda no Teatro Municipal | Foto: Rondinelle de Paula/Colaboração

por Esmejoano Lincol*

O Festival de Inverno de Campina Grande (FICG), que está em sua 50a edição, concedeu, ontem à noite, a medalha do Jubileu de Ouro do evento ao jornal A União, bem como a outros veículos e profissionais da imprensa que atuaram na difusão dessa iniciativa nas últimas cinco décadas.

A diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, recebeu a comenda das mãos da produtora Eneida Agra Maracajá, idealizadora do FICG e coordenadora do Instituto Solidarium, ONG que rege essa mostra de cultura.

A entrega da honraria foi realizada no Teatro Municipal Severino Cabral, espaço que recebe boa parte das atrações do festival.

Também foram contemplados as TVs Paraíba, Borborema e Correio, a rádio Campina FM 93.1 e os jornalistas Celino Neto, Rogério Freire e Hermano Junior. Após a cerimônia, a grade do evento seguiu, com a apresentação de espetáculos de dança: “BASE, Uma Corpografia Marginal”, do grupo Unit Warriors (SP); “Soando Bem aos Ouvidos”, do coletivo Tanz (PB); e “Breakers em Cena”, do conjunto Roça City (PB).

Celebrando e agradecendo a concessão da medalha, Naná Garcez asseverou o trabalho histórico de A União na promoção do FICG e de outras empreitadas culturais do estado, desde a fundação do jornal, há 132 anos: “Tivemos vários nomes relevantes escrevendo conosco, como José Lins do Rego, Carlos Drummond de Andrade, Dinah Silveira de Queiroz... O espaço que é dedicado à cultura e suas manifestações, seja a literatura, o cinema ou as artes plásticas, fortalece o jornal no seu papel de contribuir para a cidadania, a identidade de um povo”.

O festival segue até o próximo domingo (24) com uma programação extensa e gratuita; música, dança, teatro e cinema são contemplados. Hoje, a partir das 18h, a Banda Auto Reverso e os cantores Martins e Paulo Ró sobem ao palco montado no Açude Novo, Centro de Campina. “Um evento que dura 50 anos mostra como é significativo para a comunidade em que está inserido, transbordando para o seu entorno e atraindo pessoas que queiram participar ou assistir, sem perder sua característica principal — ser popular”, completou Naná sobre o FICG.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22 de agosto de 2025.