NO BUSTO DE TAMANDARÉ

Festival de Quadrilhas abre o São João de JP

publicado: 11/06/2024 09h32, última modificação: 11/06/2024 09h32
2024.06.jpg

Mais de quatro mil pessoas lotaram a arena montada na praia e acompanharam às apresentações das quadrilhas juninas | Foto: João Pedrosa

por Lílian Viana*

As portas do São João foram abertas no mais alto estilo e energia, como “manda o figurino do arraiá”, na capital paraibana: com a abertura do tradicional Festival Municipal de Quadrilhas Juninas de João Pessoa. Mais de quatro mil pessoas lotaram a arena montada no Busto de Tamandaré e acompanharam as apresentações das cinco quadrilhas juninas da primeira noite da competição.

O evento foi iniciado pela Companhia de Dança Municipal, com a Feira de Mangai. Em seguida, a “caçula” das quadrilhas juninas e estreante do Grupo A, a Dona Maria, de Mangabeira IV, abriu a noite da competição. Em seguida, subiram ao palco os grupos Zé Monteiro, do Cristo Redentor; Fulô do Cerrado, do Funcionários II; e Ubando, do Valentina. As apresentações da noite foram encerradas pela quadrilha mais antiga do Brasil, com 78 anos de fundação e campeã da competição no ano passado, a Lageiro Seco, representando o bairro do Roger.

Realizado pela primeira vez na orla de João Pessoa, a abertura do evento reuniu não só os moradores, como turistas e pessoas que passam pelo local. A exemplo da família da bancária Tiane Xavier, vinda diretamente de Brasília. Acompanhada pelo esposo, o educador físico João Vitor Silva, e os dois filhos do casal (Davi, 7 anos, e Geovane, 4 anos), ela estava ansiosa para ver, de perto, a força da cultura nordestina. “Viemos de Brasília para cá, há cerca de um ano, e não conhecíamos as festas juninas daqui. Estamos felizes e muito impactados com a força da cultura local”, relatou. A cada música, Davi e Geovane não se continham e levantam sempre para dançar. “Eu tô muito animado!”, reforçou Davi, com sorriso de canto a canto.

Mestres de cerimônia do evento, há quatro anos, Selma Camburão e Daniel Muniz afirmaram que a vinda do evento para a orla deu mais visibilidade às quadrilhas juninas e ao próprio evento. “A praia é o local mais democrático que existe, e trazer esse evento para cá fortaleceu ainda mais a cultural da quadrilha junina e da nossa festa. Todos juntos, sentindo o quanto o São João é bonito”, comemorou Selma Camburão.

As apresentações do Festival de Quadrilhas Juninas seguem até sexta-feira (14), com a apresentação das campeãs. No mesmo local, entre os dias 15 e 19 deste mês, acontece, ainda, a etapa estadual da competição. Este é o terceiro ano em que o evento é realizado em João Pessoa. Nos dois primeiros, a festa aconteceu no estacionamento do estádio Almeidão, no Cristo.

Edson Santos, presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa, acredita que o festival surpreenderá as pessoas, tanto pela organização quanto pela beleza do espetáculo. “O público será o grande beneficiário dessa organização cultural. As quadrilhas se prepararam durante seis meses para participar do festival, que será um dos melhores da cultura popular”, ressaltou. A premiação para a grande campeã será de R$ 10 mil.

A competição é um “esquenta” para os festejos do São João Multicultural 2024. O evento conta com o trabalho integrado da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado, envolvendo várias secretarias, como a Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS), Meio Ambiente (Semam), além da Guarda Civil Metropolitana (Semusb), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Polícia Militar, Samu-JP e Corpo de Bombeiros.para vê-la cantar”, atestou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de junho de 2024.