orçamento democrático 2024

Governador abre 1ª plenária em Cuité

publicado: 06/05/2024 09h16, última modificação: 06/05/2024 10h09
Na audiência, foram apresentados os valores investidos em 2023 em 25 obras na região, que ultrapassaram R$ 12,5 mi
4768aea2-8862-4f1f-afd7-1153719b16e5.jpg

João Azevêdo prestou contas à população dos valores investidos ao longo do ano passado em todos os setores da gestão pública | Foto: Francisco França

por Lílian Viana*

A cidade de Cuité recebeu, ontem, a primeira plenária do Orçamento Democrático Estadual (ODE), em 2024, em que o governador João Azevêdo prestou contas à população dos valores investidos ao longo do ano passado em todos os setores da gestão pública. A audiência, que contou com a participação de representantes dos municípios integrantes da 4a Região, aconteceu no ginásio da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido.

Na audiência, foram apresentados os valores investidos ao longo de 2023 em 25 obras na região, que ultrapassaram R$ 12,5 milhões. Entre as iniciativas, destacam-se os investimentos de R$ 899 mil na construção de uma nova escola rural, em Cuité, e de R$ 1,1 milhão na construção de uma escola em Picuí, além de mais de R$ 1,5 milhão em reformas e manutenções em oito outras escolas e creches da região.

Prioridades
As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do estado

Apenas no ano passado, também foram investidos R$ 2,7 milhões na rede hospitalar, na reforma da 4a Gerência Regional de Saúde em Cuité e na implantação de serviços de hemodiálise do Hospital Regional de Picuí. E outros R$ 2,3 milhões foram destinados a travessias urbanas.
Já o capital empregado em construções de quadras poliesportivas, Programa Empreender e habitação foram de R$ 1,5 milhão, R$ 407 mil e R$ 1,1 milhão, respectivamente.

Hoje, a plenária do Orçamento Democrático será realizada em Campina Grande, a partir das 16h, no Sesc Açude Velho. O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do estado.

Audiências

Além de Cuité e Campina Grande, as audiências do Orçamento Democrático vão acontecer em Cajazeiras (10 de maio), Sousa (11 de maio), Guarabira (16 de maio), Mamanguape (17 de maio), Catolé do Rocha (31 de maio), Pombal (1o de junho), Patos (7 de junho), Monteiro (8 de junho), Itaporanga (14 de junho), Princesa Isabel (15 de junho), Juazeirinho (5 de julho), Pilar (6 de julho), Itabaiana (12 de julho) e João Pessoa (13 de julho).

Creche é inaugurada em Barra de Santa Rosa

O governador João Azevêdo inaugurou, na tarde de ontem, em Barra de Santa Rosa, no Curimataú paraibano, a creche Crisalda de Andrade Silveira, dentro do Programa Paraíba Primeira Infância. O equipamento recebeu investimentos superiores a R$ 1,2 milhão, sendo R$ 870 mil pelo Governo da Paraíba e R$ 350 mil como contrapartida do município, beneficiando diretamente 50 crianças e também os pais delas, já que a partir de agora terão um espaço seguro para deixar os seus filhos - conquistar um espaço no mercado de trabalho é um dos benefícios mais imediatos.

Durante a solenidade de inauguração da Creche Crisalda de Andrade, que antes funcionava em um prédio cuja estrutura não era adequada ao desenvolvimento das crianças, João Azevêdo destacou a presença do governo na transformação dos municípios paraibanos. “É uma alegria muito grande voltar a Barra de Santa Rosa e entregar um equipamento extraordinário como este, resultado das muitas parcerias com a gestão do prefeito Neto Nepomuceno - a Feira de Gado, a pista de caminhada, o asfalto da cidade, entre outras. São ações que o Governo implementa e que modificam a estrutura econômica das cidades, como é o caso aqui de Barra de Santa Rosa”, disse.

“Uma creche como esta vai ser fundamental no desenvolvimento dessas crianças e, ao mesmo tempo, um espaço seguro onde as mães deixem seus filhos e possam trabalhar, que possam levar a comida para dentro de casa, já que muitas mães são chefes de família”, observou o gestor paraibano, que também prestigiou a 3a edição da Feira de Caprinocultura (Caprifeira), um dos eventos em comemoração aos 65 anos de emancipação de Barra de Santa Rosa, que transcorre na próxima quarta-feira (8). Na ocasião, o governador João Azevêdo e o vice-governador Lucas Ribeiro foram homenageados pelas ações em prol do desenvolvimento agropecuário no estado.

O prefeito de Barra de Santa Rosa, Neto Nepomuceno, agradeceu as parcerias do Governo da Paraíba com o município. “Quero deixar a minha satisfação, a minha alegria pelo olhar diferenciado, atento, que o governador João Azevêdo tem não apenas com Barra de Santa Rosa, mas com toda a Paraíba. E a construção de um equipamento como este, tão importante na formação dos nossos futuros cidadãos, porque é muito importante investir na primeira infância, é um exemplo das grandes parcerias que temos feito com o Governo do Estado”, afirmou.

O filho da professora Crisalda de Andrade Silveira, Coriolano Silveira, agradeceu a homenagem que a mãe recebeu ao dar nome à creche. “A visão que a minha mãe tinha era de melhorar a qualidade de ensino para os filhos de Barra de Santa Rosa. Essa homenagem representa o reconhecimento à educadora que a minha mãe foi. Em nome da família, quero agradecer ao governador João Azevêdo e ao prefeito Neto Nepomuceno”, comentou.

A creche conta com espaço de recreação, fraldário, berçário, sala de reuniões e salas de atividades e atenderá crianças de zero a seis anos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 04 de maio de 2024.