orçamento democrático

Governador abre audiências do ODE

publicado: 07/07/2023 13h16, última modificação: 07/07/2023 13h16
Em São José de Piranhas, João Azevêdo reforça compromisso com as demandas da população da Paraíba
abertura-ODE-2023-francisco-frança-(4).jpg

João Azevêdo revela que a escuta atenta às demandas dos paraibanos é o segredo para o sucesso do ODE e de toda a gestão - Foto: Francisco França

por Carol Cassoli*

A cidade de São José de Piranhas recebeu, ontem, a primeira Plenária do Orçamento Democrático Estadual (ODE), em 2023, em que o governador João Azevêdo prestou contas à população dos valores investidos ao longo do ano passado em todos os setores da gestão pública. Participaram da audiência, que abriu o ciclo de debates do ODE no Alto Sertão paraibano, diversos representantes da gestão pública, como o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino.

Na abertura da plenária da 9a Região, o governador do Estado, João Azevêdo, afirmou que a escuta atenta às demandas da população é o segredo para o sucesso não apenas do ODE, mas de toda a gestão. “O sucesso das ações e a forma rápida de dar resposta à população é exatamente porque nós temos a capacidade de ouvir a população através do Orçamento Democrático. Mais um ciclo do ODE se inicia hoje para que a gente tenha a possibilidade de fazer um orçamento que seja a cara do povo paraibano”, disse.

O gestor estadual mencionou os compromissos administrativos cumpridos ao longo do dia, ontem, como parte das atividades propostas pela agenda do ODE. Na ocasião, diversas obras foram entregues à população. “É uma agenda constante do Governo e é bom poder constatar que, em cada lugar em que a gente chega, tem sempre uma ação e a mão do Governo”, afirmou o governador.

João Azevêdo também agradeceu a parceria firmada com gestores públicos para que a organização do Orçamento Democrático siga sendo um processo tranquilo. “A Assembleia tem sido parceira na construção desse processo que o Estado vive, hoje, nas relações institucionais. E isso nos dá tranquilidade, porque você pode focar no trabalho, a partir de um mutirão do bem que está se construindo em torno da Paraíba”, avaliou.

Na cerimônia de abertura da plenária, o prefeito de São José de Piranhas, Bal Lins elogiou o trabalho que tem se desenvolvido em torno do Orçamento Democrático em todo o estado e reforçou o comprometimento do Governo com a prestação de serviços uniforme em todo o estado, de modo a contemplar todos os 223 municípios da Paraíba.

“O governador acerta quando leva o Orçamento Democrático Estadual cada vez mais para perto da população e é isso que ele faz hoje: traz o ODE para São José de Piranhas. Muito nos orgulha fazer parte de uma gestão que tem um olhar carinhoso para toda a população, nos trazendo obras importantes que realmente vão dar qualidade de vida ao nosso povo”, constatou Bal Lins.

Investimentos

Na audiência, foram apresentados os valores investidos ao longo de 2022 em diversos setores, como R$ 5,8 milhões na construção de uma nova escola estadual em Uiraúna e R$ 2,9 milhões em reformas e manutenções em seis outras escolas do Sertão. Apenas no ano passado, também foram investidos R$ 66,1 milhões na rede hospitalar, R$ 2,6 milhões em equipamentos para a saúde e R$ 1,4 milhão na rede municipal. E outros R$ 13,9 milhões foram destinados a travessias urbanas.

Durante a plenária regional, o capital empregado em abastecimento de água e esgotamento sanitário, desenvolvimento humano, esportes e lazer, agricultura, habitação e segurança pública também foram assunto. Para o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, a prestação de contas é apenas um pequeno fragmento do que o Orçamento Democrático simboliza para o estado. “O Orçamento Democrático é um instrumento verdadeiro, que não se inicia e se encerra neste momento. Todas as contribuições que são colhidas pela sociedade fazem parte de um banco de dados que nos auxilia a definir efetivamente onde o dinheiro público da Paraíba deve ser aplicado”, explicou o secretário.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 7 de julho de 2023.