homenagem

Governador João Azevêdo recebe o título de Cidadão Benemérito da capital na CMJP

publicado: 21/05/2024 08h56, última modificação: 21/05/2024 08h56
2024.05.jpg

Honraria ao governador João Azevêdo foi entregue ontem em uma sessão solene na CMJP | Foto: Carlos Rodrigo

por Tiago Bernardino*

“Nós temos obrigação de cuidar das pessoas”, disse João Azevêdo ao receber o título de Cidadão Benemérito de João Pessoa. A honraria foi entregue ontem em uma sessão solene da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Pouco afeito às homenagens, o governador agradeceu o título, falando que é uma vaidade que para ele se iguala com “o orgulho de ser filho da cidade, vindo da periferia, que tem a oportunidade como gestor de mudar a realidade das pessoas”. Em sua fala, relembrou a sua história desde criança na Rua do Rio, em Cruz das Armas, e o papel da educação que recebeu de seu pai e de sua mãe e explicou o por que escolheu a carreira no serviço público.

“O serviço público ele lhe dá uma condição que jamais a iniciativa privada vai lhe dar, que é a capacidade de aproveitar momentos transformadores na vida de outras pessoas. O serviço público faz isso, de você chegar a um terreno baldio, e com um projeto, com a decisão de fazer, e logo se transforma em um conjunto habitacional e está mudando as vidas das pessoas” disse João Azevêdo.

O autor da propositura, o vereador Durval Ferreira (PP),  explicou que o título de Cidadão Benemérito se dá primeiramente porque João já é filho de João Pessoa e agora pelo trabalho dele pela cidade.  Em sua fala, Durval ressaltou a história e o trabalho de João Azevêdo por João Pessoa para a distinção. “O título de Cidadão Benemérito reconhece os relevantes serviços prestados à nossa cidade e o trabalho constante por uma sociedade justa e igualitária”, disse. O vereador destacou as principais obras de João Azevêdo em João Pessoa para destacar o merecimento do título de Cidadão Benemérito. “Sinto-me honrado por participar deste momento, que ficará registrado nos anais desta casa legislativa da cidade. Se eu fosse falar tudo que o governador João Azevêdo fez por João Pessoa e por toda a Paraíba, certamente, um dia seria muito pouco”, disse Durval Ferreira.

O prefeito de João Pessoa Cícero Lucena justificou a ausência, explicando que estava cumprindo agenda em Brasília. Na sessão solene, a Prefeitura de João Pessoa foi representada pelo prefeito em exercício, Leo Bezerra, que destacou o trabalho de João pela capital em parceria com o prefeito Cícero Lucena.

A desembargadora Fátima Bezerra, representando o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador João Benedito da Silva, destacou em sua fala ao governador o respeito às pessoas e a forma como João Azevêdo se colocou à disposição da família quando o senador José Maranhão adoeceu e veio a falecer de Covid-19. “Quando todos fugiam do vírus, ele estava lá, nos recebendo com as honras de chefe de Estado”, relembrou Fátima Bezerra, que afirmou que, se estivesse vivo,  Maranhão estaria naquela homenagem e que pelo trabalho que João vem fazendo pela Paraíba, concordaria com a transmissão do nome de mestre de obras para o governador. “Eu tenho certeza, pela conexão que tenho com meu marido, que ele concordaria que ele já merece o título”, disse a desembargadora.

O presidente da Câmara, o vereador Dinho Dowsley, destacou a simplicidade do governador  e o compromisso de João Azevêdo com as políticas públicas. “A gente está tendo uma oportunidade ímpar,  que é a prefeitura e o governador alinhados e que quem está ganhando é a população de João Pessoa. A cidade está avançando, e tenho certeza que a prefeitura está ganhando e a população de João Pessoa, porque têm um governador amigo”, afirmou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 21 de maio de 2024.