As equipes do Governo da Paraíba seguem atuando de forma contínua em Campina Grande, garantindo assistência, segurança e acompanhamento às famílias afetadas pelo rompimento do reservatório da Cagepa. Mais de 100 servidores estaduais permanecem mobilizados nas ações coordenadas pelo vice-governador Lucas Ribeiro, com participação integrada de diversas secretarias e órgãos, como as Secretrias de Estado e Desenvolvimento Humano (Sedh) e da Saúde, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto de polícia Científica (IPC) e Cagepa.
O Corpo de Bombeiros mantém efetivo em regime permanente, com ambulâncias, caminhão de combate a incêndio e guarnições de resgate atuando no local. A Polícia Militar reforçou o patrulhamento com 12 policiais em revezamento, garantindo segurança nas ruas afetadas. Já o IPC realizou 11 perícias de constatação de danos e emitiu novos documentos para moradores que perderam registros pessoais.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano mobilizou 15 assistentes sociais para visitas domiciliares, mapeando as principais demandas e orientando as famílias sobre os serviços de apoio disponíveis. A Secretaria de Articulação Política realizou a entrega de 20 cestas básicas, 19 colchões e seis caixas d’água. A Cagepa, por sua vez, intensificou os reparos em calçadas, imóveis e ramais de esgoto, além de acompanhar a realocação de famílias que tiveram as casas comprometidas.
“O que estamos fazendo aqui é mais do que uma ação de governo. É um gesto de solidariedade e compromisso. O Estado está presente, ouvindo e ajudando cada família a recomeçar. Nosso trabalho é garantir que ninguém fique desamparado e que a recuperação avance com agilidade, união e respeito”, afirmou o vice-governador Lucas Ribeiro.
A Secretaria de Estado da Saúde também reforçou o atendimento à população, com consultas médicas e psicológicas, além de visitas domiciliares a moradores que precisaram de cuidados especializados. Já a Defesa Civil Estadual segue acompanhando a demolição de imóveis comprometidos e prestando suporte logístico às famílias em situação de vulnerabilidade.
As ações continuarão nos próximos dias, com acompanhamento direto do vice-governador, assegurando que o trabalho do Governo do Estado permaneça constante até a completa recuperação das áreas e o pleno atendimento às famílias atingidas.
Cagepa lamenta informações falsas e alarmismo sobre incidente
Em nota divulgada ontem, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) lamentou profundamente a disseminação de informações inverídicas e sem embasamento técnico que têm circulado em blogs, redes sociais e, até mesmo, de órgãos oficiais, a respeito do incidente ocorrido em Campina Grande, no último sábado (8).
Na nota, a empresa reitera que mantém postura transparente e respeitosa, e informa que as causas do rompimento ainda estão sendo investigadas por peritos técnicos independentes, pela Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros e que qualquer afirmação precipitada contribui apenas para alarmar a população.
“O Governo da Paraíba determinou apoio integral e indenizações às vítimas, que já estão sendo atendidas, razão pela qual estamos catalogando danos, cadastrando as famílias para indenização, oferecendo alojamento provisório em hotéis, garantindo alimentação e itens básicos. A Cagepa coordena os esforços junto à Defesa Civil Estadual e demais órgãos para prosseguir com os serviços com segurança e agilidade”, ressalta.
A Cagepa também disponibilizou os canais de contato como o teleatendimento 115, WhatsApp (83) 98198-4495 e agência virtual no site www.cagepa.pb.gov.br, para que a população seja informada diretamente por fonte oficial e com informações verdadeiras.
“Por fim, reforçamos que qualquer forma de exploração que destoe do tom técnico e de auxílio ao povo campinense contraria os esforços de reparação e recuperação, e que a cooperação de todos é essencial para restaurar a normalidade e garantir a assistência necessária às famílias atingidas”, concluiu o comunicado.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de novembro de 2025.