parahyba iv

João Azevêdo inaugura parque em JP

publicado: 01/07/2024 08h50, última modificação: 01/07/2024 08h50
Com investimentos de mais R$ 8,6 mi, obra atende a uma antiga reivindicação dos moradores do Bessa
1 | 2
O parque tem toda infraestrutura de lazer para a população | Fotos: João Pedrosa
2 | 2
João Azevêdo realizou o plantio de árvores no local
ppb42.jpg
ppb4.jpg

por Lílian Viana*

A população conta com mais uma opção de lazer em João Pessoa. O Parque Linear Parahyba IV foi inaugurado, ontem, pelo governador João Azevêdo, e pelo prefeito da capital, Cícero Lucena.

Com investimentos de mais R$ 8,6 milhões em sua construção, o empreendimento atende a uma reivindicação antiga dos moradores do bairro do Bessa e arredores.

Durante a inauguração, foram disponibilizados diversos serviços gratuitos de saúde, assistência social e desenvolvimento humano, além de atividades esportivas, apresentações culturais, ações educativas para o meio ambiente e apresentação da Banda da Polícia Militar.

Na ocasião, João Azevêdo e Cícero Lucena fizeram o descerramento da placa e realizaram o plantio de algumas árvores no local. O vice-governador, Lucas Ribeiro, o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, a primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins Sales, além de secretários estaduais e municipais, deputados estaduais e vereadores participaram da solenidade.

O parque possui mais de 43,6 mil metros quadrados e oferece pista de cooper em concreto, quadra de areia beach tennis, cidade da criança, academia, playground, estacionamentos com revestimento em paralelepípedo, passeio em piso de concreto polido, acessibilidade, paisagismo, instalações elétricas ornamentais, caramanchão, revitalização do canal e pavimentação de ruas no entorno.

“Hoje, fizemos a entrega desse parque que foi pensado com muito carinho e construído com muita dedicação e com a parceria da Prefeitura de João Pessoa. Tem uma área de lazer, para a prática de esportes e para passeios em família. Tudo com muita segurança, já que teremos rondas e patrulhas policiais passando por aqui, assim como acontece em toda a cidade”, destacou João Azevêdo.

Já o prefeito Cícero Lucena ressaltou que a construção do parque só foi possível com a união do Governo e da Prefeitura, focados na melhoria da qualidade de vida da população. “O que nós estamos vendo aqui é a concretização de um compromisso que foi estabelecido há pouco mais de quase quatro anos. Nós estamos vendo a prática, a ação, de uma forma concreta, colorida, iluminada, proporcionando aquilo que o governador diz: ‘mais uma grande sala de estar para que a população possa conviver e tenha a oportunidade de melhorar a qualidade de vida’. Então, só gratidão ao Governo do Estado e a feliz ideia de que, juntos, podemos fazer muito mais por João Pessoa”, constatou.

Museu instagramável

De acordo com a diretora-superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães, o Parque Parahyba é o primeiro museu a céu aberto, com arte instagramável. “Não existe no Brasil nenhum parque nesse estilo. Toda essa cor, toda essa vida, urbanização de canal, tudo isso é de vocês. Zelem, cuidem e aproveitem cada espaço. E amem este lugar, assim como amamos desde o primeiro dia em que ele foi pensado”, argumentou.

A representante do Parque Parahyba IV, Roberta Davi, considerou o empreendimento fundamental para os moradores do bairro e para a população da cidade, além de visitantes e turistas. “Isso aqui é a realização de um sonho. Um sonho sonhado em coletivo, para todas as pessoas que moram aqui ou que chegam de passagem. Então, é com muita alegria e com muita responsabilidade que recebemos esse parque e nos comprometemos a cuidar dele. Muito obrigada e vamos curtir o espaço que é todo nosso”, comemorou.

Para o representante das comunidades São Mateus, São Luís e São Gabriel, Thiago Batista, além de proporcionar bem-estar, a obra é um importante instrumento de geração de renda para empreendedores locais, que se instalam no entorno dos parques, e valorização da localidade.

“Dessa forma, a gente consegue a geração de emprego e de rentabilidade, assim como valorização de toda a região”, resumiu.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 29 de junho de 2024.