O governador da Paraíba, João Azevêdo, tomou posse como membro da Academia Paraibana de Engenharia (Apenge), assumindo a cadeira 7. Além dele, outros três engenheiros passaram a integrar a entidade. O evento foi realizado no auditório da sede do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), na noite de ontem.
A academia fez o convite ao chefe do Executivo para ocupar uma cadeira há algum tempo, mas só foi possível agora. “No momento em que fui chamado, estava envolvido com muita coisa. É preciso que a gente assuma o compromisso de participar efetivamente. A academia tem uma dimensão muito grande, por isso que, naquele momento, pedi para retardar um pouquinho. Para mim, é uma honra muito grande estar aqui, fazendo parte de um conjunto de profissionais que fizeram a história da engenharia da Paraíba. Esses profissionais foram responsáveis pelas grande obras e ainda o são”, comentou.
João Azevêdo é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), também é pós-graduado em Metodologia do Ensino Técnico. Em 2007, assumiu a Secretaria da Infraestrutura do Município de João Pessoa. Em 2011, Azevêdo liderou a Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia.
Os outros acadêmicos empossados ontem são: Wilson Cartaxo Soares para a cadeira 12; Rogério Pinheiro, cadeira 21; e Sadi Castro Sobrinho, cadeira 39. O presidente da Apenge, Otávio Falcão, falou sobre a escolha dos novos membros. “São profissionais que se destacaram e se destacam nas suas áreas de atuação. Esses novos acadêmicos contribuirão com a consolidação da nossa Apenge e construção de um mundo melhor ”, disse.
Na noite de 21 de novembro passado, o chefe do Executivo estadual recebeu o título de Acadêmico Benemérito da entidade. Isso porque o governo cedeu uma sala no Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, a ser inaugurada em João Pessoa, para o funcionamento da sede.
Fundada em dezembro de 2014, a Apenge é uma sociedade civil sem fins lucrativos e com objetivos científicos, culturais e humanísticos. Com a posse coletiva de ontem, a academia atingiu 40 integrantes. Fazem parte da entidade não só engenheiros civis, bem como de outras especialidades, a exemplo de Agronomia e Elétrica.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 21 de agosto de 2025.