João dá posse a novos auxiliares

publicado: 14/06/2024 09h53, última modificação: 14/06/2024 09h53
Além do secretário, Wilson Santiago Filho, também assumiu, ontem, o secretário-executivo da Gestão Pedagógica
2024.06.jpg

O governador João Azevêdo, entre José Edilson de Amorim (E) e Wilson Santiago Filho (D) no evento de posse dos novos gestores | Foto: João Pedrosa

por Lílian Viana*

Ampliar o acesso ao ensino público, diminuir a evasão escolar, melhorar os índices de alfabetização, valorização do magistério e investir na infraestrutura das escolas foram algumas das prioridades da gestão, apontadas ontem pelo secretário de Estado da Educação da Paraíba, Wilson Santiago Filho, em sua posse. O evento foi realizado em João Pessoa, no Centro de Formação de Educadores, e contou, ainda, com a posse do secretário-executivo da Gestão Pedagógica, José Edilson de Amorim.

Além dos novos gestores, a posse foi marcada pela presença de autoridades, com destaque para o governador João Azevêdo; o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino; os deputados federais Wilson Santiago, Damião Feliciano e Gervásio Maia; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Nominando Diniz.

Também participaram do local de honra, no evento, a secretária-executiva de Administração de Suprimentos e Logística, Pollyanna Loreto; o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraiba (Famup), Jorge Coelho; e o estudante Gabriel Figueiredo, representando todos os alunos da rede estadual de ensino. Líder estudantil, Gabriel destacou a importância de uma liderança acessível e colaborativa e confessou estar ansioso pelas diferenças positivas da nova gestão.

“Que o senhor seja um líder que possa nos ouvir, aberto à escuta e à mudança. Juntos, podemos alcançar muitas coisas. Basta acreditar no poder dos alunos e seus talentos. Eu enxergo a educação pública, quando feita de qualidade, um instrumento de mudança. Por isso, desde cedo eu luto por uma educação igualitária, uma educação democrática, uma educação onde o pobre, filho de empregado, possa ter equidade em relação ao filho do patrão. Uma educação onde o pobre passe a ocupar as faculdades públicas”, ressaltou.

Acolhendo o pedido dos estudantes, em nome de Gabriel, o secretário Wilson Filho prometeu assumir a missão com responsabilidade e compromisso inabalável de servir ao interesse público. “É por você, Gabriel, e por mais de 200 mil alunos, que eu estou animadíssimo com essa oportunidade de mostrar que a educação da Paraíba terá grandes resultados, impulsionada pela minha formação enquanto advogado e mestre em Administração Pública, e pela experiência adquirida ao longo de minha trajetória política, acadêmica e profissional. E é por isso, é exatamente por isso que eu contarei com o professor Edilson Amorim, ex-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Juntos, assumimos o cargo com muita honra e humildade, cientes dos desafios que enfrentaremos pela frente”, reiterou Wilson Filho.

Para o governador João Azevêdo, essa será uma grande oportunidade para Wilson Filho, que substitui Antônio Roberto Sousa, após seu pedido de exoneração na semana passada. “Ele está se colocando na condição de realizar um grande trabalho. Inclusive, essa é uma oportunidade para que Wilson demonstre cada vez mais a sua competência. Ao assumir uma pasta importante deste governo, ele vai demonstrar sua capacidade de gestão e uma habilidade política muito grande”, afirmou o governador.

Quem são os secretários?

Wilson Santiago Filho é advogado e mestre em Administração Pública pelo Instituto de Direito Público (IDP), em Brasília. O deputado estadual já exerceu o mandato de deputado federal, oportunidade em que foi presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Magistério e da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Professores. Ele também foi membro da Comissão de Educação, relator do Novo Ensino Médio Nacional, sendo a matéria aprovada no Congresso Nacional. Por essa atuação, Wilson Filho recebeu a maior honraria da educação brasileira, a Medalha de Grã-Mestre da Ordem Nacional do Mérito Educativo, concedida pela Presidência da República. Wilson também foi membro de diversas Comissões Especiais sobre a área.

Já José Edilson de Amorim é graduado, mestre e doutor em Letras. Professor titular na Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Humanidades da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ele já foi reitor e vice-reitor da UFCG e chefe do Departamento de Letras, vice-diretor e diretor do Centro de Humanidades. Além de desenvolver atividades docentes na graduação, como professor de Literatura Brasileira e de Teoria Literária, atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB, no Mestrado em Linguagem e Ensino da UFCG.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de junho de 2024.