O governador João Azevêdo recebeu, ontem à noite, o título de acadêmico benemérito da Academia Paraibana de Engenharia (Apenge). Na mesma cerimônia, realizada na sede do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), mais cinco engenheiros foram homenageados, entre eles o secretário estadual da Fazenda, Marialvo Laureano.
“Não poderia deixar de vir aqui, porque aqui me sinto verdadeiramente em casa. Primeiro, porque aqui tem todos os mestres e muitos mestres de quem fui aluno. Depois, estou na área que escolhi para ser. Nunca passou pela minha cabeça ter outra profissão que não engenharia”, declarou o governador rodeado de acadêmicos.
“Não planejei estar aqui, mas se estou deve-se ao ofício que abracei com empenho e destemor, fruto de sonhos infantis e sacrifícios juvenis”, disse Azevêdo, lembrando da infância e juventude no seio de uma família modesta, numa Cruz das Armas de 50 anos atrás.
O chefe do Executivo estadual também ressaltou obras de engenharia e engenheiros em sua equipe. Na cerimônia, o governador estava acompanhado da sua irmã Janete Lins Azevêdo e seu filho Felipe Sales Lins.
O presidente da academia, Sérgio Rolim Mendonça, lembrou que não chegou a ser professor de Azevêdo por muito pouco. “Justamente no semestre em que seria meu aluno, viajei para a Inglaterra para fazer o mestrado em Controle de Poluição Ambiental”, contou Mendonça.
João Azevêdo é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), também é pós-graduado em Metodologia do Ensino Técnico. Em 2007, assumiu a Secretaria da Infraestrutura do Município de João Pessoa. Em 2011, Azevêdo liderou a Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia.
Homenageados
O secretário estadual da Fazenda, Marialvo Laureano, o mais longevo secretário estadual nesse cargo do Brasil, também foi agraciado com o título de acadêmico honorário. A engenheira Maria Elizabeth Marinho do Nascimento, primeira mulher a se formar em engenharia civil na Paraíba, ainda na chamada Escola de Engenharia da Paraíba, em 1963, recebeu o mesmo título.
Outros três engenheiros foram homenageados com o título de acadêmico emérito: Carlos Alberto Lins de Albuquerque, Francisco Alves Chaves e João da Silva Furtado. A entrega das comendas, no auditório Antônio Dias dos Santos, na sede do CRM-PB, foi seguida de um coquetel para membros da academia e convidados.
Apenge
Fundada em dezembro de 2014, a Apenge é uma sociedade civil sem fins lucrativos e com objetivos científicos, culturais e humanísticos. Hoje, a academia possui 37 membros. Segundo informou o presidente da academia, o chefe do Executivo estadual recebeu o convite para ocupar uma das cadeiras a partir do próximo ano. Fazem parte da entidade não só engenheiros civis, como também de outras especialidades como Agronomia e Elétrica.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22 de novembro de 2024.