O governador João Azevêdo manteve audiência, na tarde de ontem, em Brasília, com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, oportunidade em que tratou de obras de infraestrutura hídrica, dentre elas o projeto do Ramal Piancó e do terceiro lote do canal Acauã–Araçagi. Além disso, o gestor também discutiu a situação da barragem de Engenheiro Ávidos, no Sertão da Paraíba.
Na reunião com o ministro Waldez Góes, os gestores programaram um encontro entre representantes do Ministério, envolvendo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, e a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), com o objetivo de buscar uma solução para o baixo nível da barragem de Engenheiro Ávidos, visando auxiliar, sobretudo, a comunidade local.
Durante a audiência, também foi tratado o andamento do projeto do Sistema Adutor do Ramal do Piancó — terceiro eixo de entrada das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco —, obra que está inclusa no novo PAC, que tem a finalidade de suprir as demandas de abastecimento humano e fomentar as atividades agropecuárias na região.
O chefe do Executivo estadual ainda discutiu com o ministro Waldez Góes acerca do lote 3 do canal Acauã–Araçagi, que já está em fase de licitação e beneficiará os municípios de Alagoinha, Cuité de Mamanguape, Itapororoca, Araçagi, Curral de Cima, Pirpirituba, Capim, Mamanguape, Sertãozinho, Serra da Raiz, Belém, Caiçara, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Pedro Régis, Jacaraú, Logradouro e Campo de Santana.
Agenda com Lula
Mais cedo, em Brasília, o governador João Azevêdo participou de solenidade de anúncios dos projetos habilitados do Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS) e dos anúncios de seleção do Novo PAC 2025, nas modalidades de abastecimento de água urbano e rural e de esgotamento sanitário urbano. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que anunciou investimentos de mais de R$ 39 bilhões para obras e equipamentos nas áreas de educação, saúde, água e esgoto, contemplando aquisição de ônibus escolares e construção ou ampliação de creches, escolas, quadras de esportes, UBSs, UPAs, Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), policlínicas, maternidades, hospitais e outros empreendimentos.
Além disso, também foram anunciados três resultados do Novo PAC Seleções 2025 na modalidade de abastecimento de água em áreas urbanas.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de dezembro de 2025.