JP é uma das primeiras cidades a receber verba da Lei Paulo Gustavo

publicado: 07/07/2023 13h23, última modificação: 07/07/2023 13h23

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) recebeu, ontem, o recurso de R$ 6.995.522,21 da Lei Paulo Gustavo e é uma das primeiras cidades a receber a verba do Ministério da Cultura (MinC). Do total, 71% serão destinados ao setor audiovisual. Hoje, as minutas dos editais serão repassadas ao Conselho Municipal de Cultura para os últimos ajustes.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, disse que a Fundação vem se preparando há cerca de três meses para desenvolver toda a parte administrativa, jurídica e de gestão do recurso da LPG. “Ficamos muito felizes com esse resultado, porque hoje o recurso está garantido”, disse.

Agora, segundo ele, se iniciam novas etapas como finalizar as minutas dos editais, submeter esses editais ao debate público, sobretudo por meio do Conselho Municipal de Cultura. Serão feitos, então, os ajustes e, na sequência, o edital segue para a análise final do ponto de vista jurídico. A partir daí, a Funjope vai para as comunidades esclarecer, conversar e convencer os grupos, os artistas, coletivos, associações a elaborarem seus projetos.

“Estamos montando um método de trabalho com o ‘escritório de ideias’ funcionando para dar assessoria aos artistas. Vamos também para as comunidades, como fizemos ano passado durante a Lei Aldir Blanc, junto com a Central Única de Favelas (Cufa), de maneira que possamos garantir o investimento total desses recursos. Eu e o prefeito Cícero Lucena temos clareza de que não pode sobrar nenhum centavo desse recurso na conta da Funjope. Nosso compromisso é fazer o investimento de todo o recurso da LPG para os projetos dos artistas de João Pessoa”, acrescentou o gestor da Funjope.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 7 de julho de 2023.