Livraria A União lança na Funesc livro “Nordeste nunca mais”

publicado: 14/03/2024 09h36, última modificação: 14/03/2024 09h36
Livro_Nordeste_Nunca_Houve_Livraria_Uniao_Johniere_Alves_e_Lau_Siqueira_foto_Joao_Pedrosa_13_03_2024-(18).jpg

Escritor campinense Johniere Alves (D) durante lançamento do livro “Nordeste nunca mais” | Foto: João Pedrosa

por Lílian Viana*

A Livraria A União lançou, ontem, o livro “Nordeste nunca mais”, do pesquisador campinense Johniere Alves. Realizado na sede da livraria, no Espaço Cultural José Lins do Rego, o lançamento do livro foi seguido por um debate com o autor e mediação do poeta e escritor Lau Siqueira

A publicação, que é resultado da tese de doutorado do autor em Literatura e Interculturaldade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), analisa estereótipos criados na literatura em torno do Nordeste. “A ideia é trazer o olhar dos leitores no tocante à Literatura Contemporânea e à região Nordeste, possibilitando modos de reinterpretação figuracional da região”, detalha Johniere Alves.

“Essa é a nossa maior missão: aproximar autores e autoras do seu público”, reforçou o diretor de Mídia Impressa da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), William Costa, que também prestigiou o evento.

Johniere Alves Ribeiro é doutor e mestre em Literatura e Interculturalidade (PPGLI/UEPB), graduado em Licenciatura Plena em Letras (UFCG). É poeta, ensaísta, resenhista, professor de literatura brasileira contemporânea. Foi ganhador do I Concurso de Poesia e Contos do SESC/Campina Grande, categoria poema.

É autor dos livros de poemas Páginas para versos, Fogueira de espelhos ou A alquimia do cais. Tem poemas publicados em livros e antologias coletivas de poesia, como também em revistas e suplementos literários.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 14 de março de 2024.