Notícias

190 anos

Livro conta a história da Assembleia Legislativa da Paraíba

publicado: 22/10/2025 10h29, última modificação: 22/10/2025 10h29
2025.10.21 lançamento_Marcos Albuquerque © Carlos Rodrigo  (9).JPG

No lançamento, o desembargador Marcos Cavalcanti falou da alegria de ter continuado as pesquisas dos seus parceiros de obra | Foto: Carlos Rodrigo

por Pedro Alves*

A história do poder legislador na Paraíba tem agora uma obra de fôlego. Foi lançado na noite de ontem, no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa, o livro “Assembleia Legislativa da Paraíba — 190 anos de história”, que narra a trajetória desde a sua fundação, em 1835, quando, por decreto do imperador Dom Pedro II, foi criado o chamado Conselho da Província.

A obra, que conta com 503 páginas, tem autoria de dois historiadores, Celso Mariz e Deusdedit Leitão, e do desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque. O vasto trabalho de pesquisa iniciou-se com Celso Mariz e com Deusdedit, que já morreram, e foi completado por Marcos Cavalcanti, que esteve presente no lançamento.

O desembargador falou da alegria de ter continuado as pesquisas dos seus parceiros de obra e exaltou o trabalho realizado a várias mãos e cabeças para contribuir com a preservação da memória da política paraibana e também da história do seu povo e dos seus representantes.

“Eu já tinha escrito um livro sobre a história do Poder Executivo, então me veio a ideia e a vontade de também lançar uma obra acerca do Poder Legislativo, que representa todo o povo, toda a sociedade paraibana. Vi que já havia pesquisas sobre o tema, mas que não haviam terminado o trabalho. Então dei sequência a esse resgate e agora temos uma obra sobre toda a história da Assembleia Legislativa”, comentou Marcos.

O livro passeia por momentos importantes do poder legislador em vários momentos distintos do país. Desde a criação da Casa, em 1835, ainda como legado do império, passando por momentos importantes da República e dos momentos de redemocratização, em 1945 e 1989. Sem esquecer os momentos em que a Assembleia Legislativa esteve inativa por determinação do poder central brasileiro.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos) também marcou presença no evento de lançamento do livro. O parlamentar elogiou o trabalho, agradeceu e disse ser uma homenagem a todo o povo paraibano.

“É ótimo testemunhar que historiadores paraibanos fizeram questão de contar a nossa história para, cada vez mais, mostrar para o Brasil e para o mundo o protagonismo do Poder Legislativo. Isso é muito importante, porque, afinal de contas, o nosso poder é o que representa diretamente o povo”, avaliou o parlamentar.

Celso Mariz e Deusdedit Leitão fizeram pesquisas sobre o tema até o ano de 1987. Já Marcos Cavalcanti deu conta dos últimos 38 anos da atividade da Casa legislativa. Dentre vários relatos, a obra traz também todos os integrantes de todas as legislaturas da ALPB, desde a fundação até a atual.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22 de Outubro de 2025.