O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o governador João Azevêdo entregam, amanhã, mais uma etapa do Canal Acauã-Araçagi. A inauguração acontecerá no município de Riachão do Poço, às 11h.
Em seguida, os gestores se deslocam para João Pessoa, onde ocorrerá, a partir das 13h, no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções, a solenidade de anúncio de novos investimentos do Governo Federal na Paraíba.
Pela manhã, será inaugurado o lote 2 do Canal Acauã-Araçagi — obra onde foram investidos R$ 715 milhões — quando haverá um sobrevoo pelos 52 km de extensão e, em seguida, a aterrissagem, onde haverá a abertura da válvula dispersora na derivação para o rio Ipanema, afluente do rio Gurinhém, no município de Riachão do Poço.
O Canal Acauã-Araçagi é um empreendimento estruturante, em processo de implantação pelo Governo Federal, em parceria com o Governo da Paraíba, que objetiva o aproveitamento de águas interiores e águas a serem transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), por meio do Eixo Leste.
Durante a visita do presidente Lula e do governador João Azevêdo, será acionada a válvula dispersora, para a liberação da água que vem do lote 1 do canal para o rio que vai perenizar três assentamentos do Incra: Chico Mendes, 21 de Abril e Padre Higino. Foram investidos nos dois lotes mais de R$ 1,2 bilhão.
Às 15h, a agenda prossegue no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, onde serão anunciadas várias ações e assinados diversos protocolos e convênios que beneficiam o estado.
A obra do canal
O Sistema Adutor do Canal Acauã-Araçagi, obra dividida em três lotes: 1, 2 e 3, visa ao atendimento e abastecimento de água potável para mais de 40 municípios da região, em caráter regular e contínuo, e, durante o período seco, o suprimento de água permitindo o atendimento de uma área de aproximadamente 16 mil hectares de terras irrigadas, desde a Barragem de Acauã até a Barragem de Araçagi, beneficiando mais de 600 mil habitantes.
A captação se dá na Barragem de Acauã (Argemiro de Figueiredo) localizada no município de Itatuba, ao sul do estado. A partir da tomada d’água, o sistema adutor avança em direção ao norte até desaguar na Barragem de Araçagi, no rio Mamanguape. Neste percurso, o sistema adutor cruza as bacias dos rios Gurinhém e Miriri, integrando-as, e promove implantação de obras do empreendimento. O projeto do Canal Acauã-Araçagi totaliza 109,10 km. O sistema foi projetado para trabalhar totalmente por gravidade e transportar vazões que variam de 10 m³/s no trecho inicial a 2,5 m³/s no trecho final.
Municípios contemplados:
Lote 1: Itatuba, Mogeiro, Itabaiana, São José dos Ramos, Salgado de São Félix, Ingá, Juripiranga, Pedras de Fogo, São Miguel de Taipu, Pilar.
Lote 2: São Miguel de Taipu, Pilar, Riachão do Poço, Sobrado, Sapé, Marí, Alagoinha, Cruz do Espírito Santo, Santa Rita, Caldas Brandão, Gurinhém, Guarabira, Mulungu, Cuitegí, Cuité de Mamanguape, Alagoinha
Lote 3: Alagoinha, Cuité de Mamanguape, Itapororoca, Araçagi, Curral de cima, Pirpirituba, Capim, Mamanguape, Sertãozinho, Serra da Raiz, Belém, Caiçara, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Pedro Régis, Jacaraú, Logradouro, Campo de Santana
CRONOGRAMA
Data: 30.8.2024 – Sexta-feira:
- Hora: às 11h
Evento: Solenidade de inauguração do lote 2 da Vertente Litorânea (Canal Acauã-Araçagi)
Local: BR-230, Km 079 (entrada à direita), Riachão do Poço.
- Hora: às 13h
Evento: Anúncio de investimentos do Governo Federal na Paraíba
Local: Teatro Pedra do Reino, Centro de Convenções de João Pessoa, Rodovia PB-008, Km 5.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 29 de agosto de 2024.