religiosidade

Missa de Cinzas abre a Quaresma

publicado: 15/02/2024 12h01, última modificação: 15/02/2024 12h01
Campanha da Fraternidade foi aberta, ontem, pelo arcebispo Dom Delson na Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves
2024.02.14_missa de cinzas © roberto guedes (220).jpg

O arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, sob o olhar de fiéis que lotaram a Catedral, comandou a cerimônia da Missa de Cinzas e lançou a Campanha da Fraternidade 2024 - Foto: Roberto Guedes

por André Resende*

A missa da Quarta-feira de Cinzas foi realizada, ontem, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa. A missa, conduzida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, marcou o início da Quaresma. A ocasião também significou a abertura da Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”.

A escolha do tema reflete a preocupação da Igreja Católica com os desafios sociais contemporâneos, incentivando a construção de pontes entre as diferenças, promovendo o diálogo inter-religioso.

A Campanha da Fraternidade 2024 propõe ações concretas para promover a amizade social, abordando temas como a erradicação da fome, a superação das desigualdades, a valorização da vida e o respeito ao meio ambiente.

Dom Delson destacou que o momento é de penitência, de autocontrole e de consciência. “A campanha da fraternidade trata de amizade social neste ano, de se voltar aos pobres, aos que mais precisam, aos que têm mais dificuldade. Com espírito de solidariedade, de ajuda e atenção”, comentou.

2024.02.14_missa de cinzas © roberto guedes (103).jpg
A escolha do tema reflete a preocupação da Igreja Católica com os desafios sociais contemporâneos, incentivando e promovendo o diálogo inter-religioso - Foto: Roberto Guedes

Em nível arquidiocesano, a Campanha da Fraternidade será aberta oficialmente no dia 15 de fevereiro, também com uma Missa na Catedral das Neves presidida pelo Arcebispo às 19h. Na ocasião também será aberto o Ano Pastoral da Arquidiocese da Paraíba; com a presença do Clero, pastorais e movimentos da Arquidioce.

A celebração da missa ainda mobilizou muitos fiéis, que foram até a Catedral Basílica para reforçar o vínculo com a crença. “A campanha da fraternidade nos ajuda a pensar naqueles que estão excluídos da sociedade, de dar atenção para quem precisa. A cada ano a gente também faz uma campanha econômica, em que os clientes também fazem suas doações e que destinamos a projetos sociais por todo Brasil”, comentou o arcebispo da Paraíba.

Também na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves acontece hoje, a abertura do ano pastoral diocesano e oficialmente a Campanha da Fraternidade. Uma ação concreta durante a Quaresma, aberta nesta quinta, será a organização, em nível arquidiocesano e forâneo, de uma campanha de arrecadação de Dietas Enterais para pacientes desnutridos, fraldas geriátricas, leite ou cestas básicas. As doações resultantes dessas iniciativas serão direcionadas a instituições beneficentes como o Hospital Pe. Zé, Vila Vicentina e Aspan.

Matéria publicada originalmente na edição impressa de 15 de fevereiro de 2024