A nova etapa de duas obras nos Bancários - a construção da ponte que interligará as Três Ruas à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pelo Governo do Estado, e a requalificação das Três Ruas, sob a responsabilidade da Prefeitura de João Pessoa - alterou, desde ontem, o trânsito na localidade. As duas obras têm o objetivo de garantir a segurança e a fluidez de veículos em todo o bairro.
A ponte tem orçamento de R$ 12,3 milhões. O projeto faz parte do Programa Rodovias PB, pacote anunciado há três anos, que prevê investimento de R$ 435,17 milhões em recursos próprios para a mobilidade urbana em todas as regiões do estado.
Quando concluída, a ponte terá 80 metros de comprimento, 15 de altura, 25 de largura, mais duas rotatórias em cada extremidade da ponte. O trecho total terá 160 metros de comprimento, com pista dupla para o tráfego nos dois sentidos, calçadas para pedestres, além de uma ciclovia.
A iniciativa vai desafogar o trânsito para quem se desloca para a zona sul ou quem vem de lá para o centro da cidade, movimento que atualmente registra engarrafamentos diários, especialmente nos horários da manhã e do final do dia.
Fique atento
Cerca de 25 agentes de mobilidade estão orientando os condutores sobre as mudanças no trânsito no bairro dos Bancários, que passaram a valer desde ontem. As alterações foram viabilizadas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com objetivo de proporcionar mais opções para o tráfego de veículos na localidade.
Os veículos que vêm sentido bairro/Centro, a partir da Rua Rosa Lima dos Santos, devem evitar as Três Ruas e seguir pelas ruas Maria Eliete de C. Fabrício, Bancário Enilson Lucena, Bancário Aylsio José Silva, Manoel Firmino do Nascimento e Silvino Xavier Pimentel, chegando à Rua Antônio Miguel Duarte para acesso à principal dos Bancários.
No sentido Centro/bairro, a partir da Rua Antônio Miguel Duarte, os veículos devem seguir pelas ruas Alzira C. de Araújo, Est. Oliveiros Fernandes Filho, Derlópidas Gomes Neves, Luíz Prímola da Silva e Aristides Madureira Barros, até a Rua Rosa Lima dos Santos.
Praça da Paz
As mudanças no trânsito também incluem o entorno da Praça da Paz. Os veículos que vêm no sentido bairro/Centro, não podem mais entrar à direita na Rua Carlos da Silva Brandão, a partir da UPA, que passou a ser mão-única no sentido da Rua Delópidas Gomes Neves para a Rua Empresário João Rodrigues Alves. A Rua Gutemberg Moraes Paiva também passou a ser mão-única, no sentido Rua Empresário João Rodrigues Alves para a Rua Derlópidas Gomes Neves.
Ainda no entorno da Praça, a Rua Gutemberg Morais Paiva passou a ser mão-única no sentido Derlópidas Gomes Neves, e a Rua Tubal da Silva Brandão, mão-única no sentido Derlópidas Gomes Neves para a Rua Bancário Aylsio José Silva.
Transporte público
Com a continuidade das obras da ponte no final das Três Ruas e a interdição do tráfego de veículos no trecho, o itinerário de duas linhas de ônibus também sofreu mudanças. As linhas 518 (Bancários/Epitácio) e 304 (Bancários/Castelo Branco) devem seguir o itinerário conforme os novos binários até a liberação do trecho no final das Três Ruas.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 03 de abril de 2024.