Notícias

NOVA TEMPORADA

Palco Tabajara valoriza música autoral da PB

publicado: 14/08/2024 09h00, última modificação: 14/08/2024 09h00
2024.08.13 Placo Tabajara Will Cor © João Pedrosa (25) EDITADA.jpg

Abertura do evento coube à banda Will Cor e Eletrocores que homenageou os cantores paraibanos Cátia de França e Chico César | Foto: João Pedrosa

por Lílian Viana*

A estreia da temporada 2024 do Palco Tabajara já era garantia de sucesso antes mesmo do início das apresentações das bandas, às 20h de ontem, na Sala Vladimir Carvalho, na Usina Cultural Energisa.

Ao som de muita música autoral, as bandas Will Cor e Eletrocores e Filosofino levaram a sério a proposta de resgatar os shows ao vivo dos programas de rádio de auditório e mostraram o poder da cultura paraibana.

A abertura da temporada coube à banda Will Cor e Eletrocores. A apresentação foi marcada por homenagens a dois paraibanos “arretados”: Cátia de França, com a canção “Valei-me Nossa Senhora Cátia de França”; e Chico César, com “Meu guerreiro Chico César”.

Parceria
O Palco Tabajara é promovido pela Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), em parceria com a Energisa, e tem como foco o fortalecimento da cultura paraibana

O repertório incluiu, ainda, as músicas autorais do EP “Estilhaço”; com pegada paraibana e pitada futurista, com eletrônico. O público também conheceu a música “Chama pra cantar”, que ainda nem foi lançada pela banda, mas já fez todo mundo dançar e cantar junto.

“Toda estreia é sempre desafiadora, mas gostamos de desafios e viemos com o coração aberto para mostrar a proposta autoral da banda”, explicou Will. Em 2020, Will foi um dos vencedores do III Festival de Música da Paraíba, com a canção “A cor de Sivuca”.

Já o show do Filosofino, segunda atração da noite, mostrou por que ele foi o grande campeão do VII Festival de Música da Paraibana, em maio deste ano. Com o estilo musical o rap, com influência do Jazz, soul, reggae e oralidade afro-nordestina, levou ao palco muita música autoral e músicas inéditas, além da vitoriosa do festival (Quilombo groove).

Na apresentação do Palco Tabajara, a artista Val Donato tornou o evento ainda mais dinâmico. Com sua conhecida energia contagiante, ela fez o público dançar e cantar, das 20h às 22h, tanto na Sala Vladimir Carvalho, na Usina Energisa, quanto em casa, pela Rádio Tabajara FM e canal YouTube da emissora. “Buscamos, sempre, entregar o melhor para o ouvinte, para o público que vem presencialmente aqui, com qualidade de som, qualidade de transmissão, qualidade de imagem e, claro, atrações também, artistas de qualidade. Isso é a tríade, digamos assim, do Palco Tabajara”, ressaltou Val.

O Palco Tabajara é promovido pela Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), em parceria com a Energisa, e tem como foco o fortalecimento da cultura paraibana. Neste ano, a programação vai até 1o de outubro, sempre às terças-feiras, das 20h às 22h, na Usina Energisa e com entrada gratuita.

Programação

No próximo programa, no dia 20, vão subir ao palco Chico Limeira e Wister. Já em 27 de agosto, quem sobe ao palco são Mira Maya e Arquiza.  Em setembro, no dia 3, os shows são de Som d`Luna e de Titah; no dia 10 de Confluência e Blues a Brasileira; e no dia 17 com o reggae de Lils Lion e Candeeiro Natural. O encerramento em 1o de outubro fica por conta do samba de Polyana Resende e Helton Souza.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa no dia 14 de agosto de 2024.